Sinova apresenta o resultado dos respondentes do formulário da Comissão de Direito da Inovação, Propriedade Intelectual e combate à pirataria

 O Departamento de Inovação (Sinova), da Pró-reitoria de Pesquisa e Inovação (Propesq), da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), destacou os resultados obtidos na reunião da Comissão de Direito da Inovação, Propriedade Intelectual e combate à pirataria.

Realizada em outubro de 2022, a reunião contou com a participação da Ordem dos Advogados do Brasil de Santa Catarina (OAB/SC) e buscou pensar em um acordo que se materializasse em uma proposta de projeto de extensão na UFSC. O projeto contou com a participação ativa das duas entidades e teve como objetivo a realização de ações que promovem a sensibilização, qualificação e disseminação do direito da inovação, propriedade intelectual e combate à pirataria.

Após a reunião, um Programa de Inovação e Empreendedorismo foi pensado e submetido à Comissão. A iniciativa criou um formulário que mapeava ações ligadas ao tema principal e, ao todo, foram reunidas 12 respostas, das quais 5 se concentraram em Florianópolis/SC. As demais se dividiram em outras localidades como Lages/SC, Blumenau/SC, Criciúma/SC, Jaraguá do Sul/SC, Rio do Sul/SC e Rio de Janeiro/RJ.

Outro ponto de destaque do formulário foi que mais de 50% das respostas se concentraram principalmente nas áreas de Direitos Autorais e Registro de Marcas, além disso, as respostas também reuniram temas como de Contratos, Transferências de Tecnologia e Gestão de Ativos de Propriedade Intelectual.

Com as respostas do formulário, a Sinova pôde verificar as principais ações para impulsionar a área, como eventos sobre o tema e produções científicas. Com o auxílio da Comissão, será possível auxiliar essas funções e disponibilizar palestrantes, apoio técnico e realizar mentorias sobre o assunto.

No Comments

Sorry, the comment form is closed at this time.