Kit experimental auxilia no aprendizado de física em escolas e universidades

O Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) concedeu, em maio de 2023, a carta patente do “Kit experimental compacto para a demonstração da existência de linhas de campo elétrico”, invenção depositada em novembro de 2018.

Desenvolvido no curso de engenharia de controle e automação da UFSC Blumenau, a invenção se trata de um kit experimental portátil, que auxilia no ensino de conceitos de física em sala de aula, mais especificamente para a demonstração da existência e distribuição de linhas de campo elétrico.

As disciplinas de física básica são um dos pilares dos profissionais ligados a área de Ciências Exatas e Engenharias, porém, muitos problemas são encontrados no ensino das mesmas que vão desde o desinteresse dos alunos até o alto grau de dificuldade de aprendizagem dos conteúdos. Por isso, o uso de recursos didáticos, como experimentos, pode ser uma forma valiosa para aprendizagem e possibilita que os estudantes visualizem e interajam com fenômenos abstratos como os eletromagnéticos.

A invenção foi desenvolvida para superar inconvenientes, limitações e desvantagens dos kits já presentes no mercado. Com uma composição compacta, leve e de fácil manuseio, o kit evita risco de choques e pode ser manuseado por alunos dentro da sala de aula. Com suas combinações de eletrodos, o kit também conta com várias geometrias que ampliam seu uso e o conhecimento.

Para obter mais informações sobre a patente, os interessados podem entrar em contato com os pesquisadores pelo e-mail: marcio.loos@ufsc.br. Caso o interesse seja em comercializar o modelo, envie um e-mail para a Sinova em sinova@contato.ufsc.br, com o número de identificação BR 10 2018 074409 7.

No Comments

Sorry, the comment form is closed at this time.