Projeto Telessaúde UFSC auxilia na diminuição de filas de atendimento em Criciúma

Com apenas sete meses de uso, a parceria entre o Núcleo Telessaúde UFSC e a Secretaria Municipal de Saúde de Criciúma, vem apresentando impactos positivos no sistema de saúde da cidade localizada no sul do Estado. A fila de espera para consultas diminuiu de seis meses para sete dias.

Financiado pelo Ministro da Saúde, o Telessaúde UFSC é um projeto que opera diversos serviços de saúde digital para o Sistema Único de Saúde (SUS), entre eles, a teleconsultoria. Auxiliando profissionais da Atenção Primária à Saúde (APS), a aplicação fornece um canal para auxiliar nas dúvidas sobre qual conduta adotar para o atendimento de um caso, com a opção de verificar o assunto com um especialista e fornecer a melhor decisão para o paciente.

Confira o edital de Oferta Tecnológica – Sistema de Telemedicina e Telessaúde (STT).

A interação entre a APS e os especialistas acontece por meio do Sistema de Telemedicina e Telessaúde (STT) e segue protocolos técnicos definidos pelos serviços de saúde, em parceria com o Núcleo, e garantem mais segurança e resolubilidade aos diagnósticos. Sendo oferecida em Criciúma desde dezembro de 2023, ao todo já foram realizadas mais de 6.000 teleconsultorias, em nove especialidades diferentes.

Além de Criciúma, oito cidades catarinenses e o governo estadual já fomentaram parcerias diretas com o Telessaúde UFSC, criando fluxos de teleconsultas. Confira mais informações sobre o projeto do Centro de Ciências da Saúde (CCS) da UFSC aqui.

Com informações do Notícias da UFSC e do Telessaúde UFSC.

No Comments

Sorry, the comment form is closed at this time.