11 nov Pesquisa da UFSC, em conjunto com a UFG, ganha prêmio de inovação em pesquisa científica no Simpósio de Transporte Aéreo
O estudo intitulado “Uma análise espacial das reclamações de ruído de aeronaves” venceu o prêmio de inovação em pesquisa científica no Simpósio de Transporte Aéreo. Conhecido como um dos eventos mais relevantes da área, a pesquisa foi desenvolvida pelas professoras Renata Cavion, da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), e Michelle Galvão, da Universidade Federal de Goiás (UFG).
A pesquisa analisou as reclamações de ruído aéreo nas proximidades do Aeroporto de Congonhas (CGH), em São Paulo, sob as dimensões de distribuição espacial. A pesquisa focou nas trajetórias de voo, distância da pista, zoneamento de exposição ao ruído das operações aeroportuárias, uso predominante do solo, altura dos edifícios, densidade populacional e densidade de árvores em espaços públicos.
Segundo análises, as áreas residenciais de baixa densidade são as mais afetadas pelo ruído de aeronaves, com isso, surge a ideia de otimizar as rotas de voo para reduzir as reclamações, apontando para uma abordagem abrangente, que combina dados de reclamações com outras fontes, para uma mitigação eficaz do problema. A inovação da pesquisa se dá pela associação da variável espacial à distribuição geográfica das reclamações, para verificar a existência de padrões que podem estar vinculados à percepção e intensidade do ruído.
Com informações do Notícias da UFSC.
Sorry, the comment form is closed at this time.