Programa de computador do LabTelemed auxilia e coordena etapas do processo de telediagnóstico em estomatologia

A Revista de Propriedade Intelectual, do Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), publicou em novembro de 2024, a concessão do programa de computador “Módulo Tele-estomatologia – STT 2”. O programa de computador foi desenvolvido pela equipe do Laboratório de Informática Médica e Telemedicina (LabTelemed) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

O módulo coordena todas as etapas do processo de telediagnóstico em estomatologia, seguindo um modelo composto por três fases principais: solicitação, realização dos exames e emissão do laudo. O módulo foi estruturado para funcionar com diferentes perfis de usuários: solicitante, técnico, telediagnóstico, administrativo e visualizador.

Os perfis administrativos têm acesso a todas as informações, incluindo o painel de casos graves, monitorando tanto o funcionamento dos serviços quanto os resultados dos exames. Já os perfis dos visualizadores são utilizados para acessar os resultados dos exames. Para o futuro, o módulo serve de ferramenta de saúde digital, que organiza tanto os processos de trabalho de atenção à saúde, tratamento, planejamento e gestão na área de estomatologia.

Para obter mais informações sobre a invenção, os interessados podem entrar em contato com os pesquisadores pelo e-mail: contato@telemedicina.ufsc.br. Caso o interesse seja em comercializar a invenção, envie um e-mail para a SINOVA em: sinova@contato.ufsc.br, com o número de identificação BR 51 2024 004173 7.

No Comments

Post A Comment