Pesquisadores do Lemme Lab participam de hackathon internacional na Academy of Art University, na Califórnia

Nos dias 16 e 17 de abril, o Lemme Lab – Gestão Visual e Inovação Digital, grupo de pesquisa vinculado aos cursos de Design, ao Programa de Pós-graduação em Design (Pós-Design) e ao Programa de Pós-graduação em Engenharia, Gestão e Mídia do Conhecimento (PPGEGC) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), participou como co-organizador de um hackathon internacional nas dependências da Academy of Art University, em São Francisco, na Califórnia.

Cerca de 20 estudantes, divididos em quatro equipes, se dedicaram a desenvolver propostas criativas e tecnológicas, em um curto espaço de tempo, utilizando inteligência artificial, com foco em soluções para a preservação da Floresta Amazônica.

Durante o hackathon, o time do Lemme Lab atuou na mentoria e acompanhamento, por meio da observação participante, do processo criativo dos estudantes, apresentando dados atualizados sobre a realidade da Amazônia, a contextualização sociopolítica e provocações estratégicas para guiar o processo em relação ao uso de inteligência artificial generativa.

Um dos destaques foi a solução “Lara”, premiada no Academy of Art, que se baseou em um jogo no qual os usuários plantam árvores em um ambiente virtual e, em troca, geram doações reais para ações de reflorestamento. A proposta foi selecionada por um júri de especialistas e profissionais de São Francisco, e pelo professor da UFSC e coordenador do projeto, Júlio Monteiro, do Departamento de Expressão Gráfica.

Pesquisadores palestram para estudantes da Academy of Art University

Nos dias 12 e 17 de abril, os pesquisadores do Lemme Lab promoveram duas palestras sobre técnicas de Personas e Prototipação em projeto de inovação, no formato híbrido, para estudantes dos cursos de design gráfico, design industrial e arquitetura da Academy of Art University.

Participando remotamente, o mestrando Jefferson Velasco e a mestra Juliana Krupahtz, buscaram esclarecer as diferentes abordagens e técnicas ligadas às Personas e à Prototipação. Além disso, também apresentaram as vantagens e desvantagens sobre o uso de Proto e Data Persona como técnicas para representação do público-alvo e elucidando qual tipo de feedback deve ser esperado para cada nível de protótipo.

Sobre o Lemme Lab

O Lemme Lab é um grupo de pesquisa registrado no diretório do CNPq, atualmente liderado pelos professores Júlio Monteiro Teixeira e Israel Braglia. O grupo conta com a participação de mais de vinte pesquisadores, entre eles estudantes e egressos oriundos majoritariamente de dois programas de pós-graduação da UFSC: Design e Engenharia e Gestão do Conhecimento.

Com informações do Notícias da UFSC e do Lemme Lab.

No Comments

Post A Comment