Unasul aprova plano de ação em CT&I para 2016 e 2017

Ocorreu em Montevidéu, no Uruguai, a Reunião de Altos de Delegados da União das Nações Sul-Americanas (Unasul), em que foi aprovado o plano de ação em CT&I para 2016 e 2017 da entidade. No evento, o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), representando o Brasil, defendeu a continuidade e o apoio do Fundo de Iniciativas Comuns (Fundo FIC) aos programas de segurança alimentar e de energia em combustão.

“Dois grandes resultados surgiram desta reunião em Montevidéu. A primeira é a aprovação do Plano de Ação 2016-2017, que traz racionalidade e organicidade às atividades de curto e médio prazo dos países sul-americanos para o setor. A segunda é o anúncio dos projetos brasileiros que serão submetidos ao Fundo FIC, para aporte de recursos às nossas atividades de pesquisa e desenvolvimento”, afirmou o chefe da Assessoria Internacional do MCTI, Danilo Zimbres.

Um dos destaques é o Programa de Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional da Unasul, criado no Plano de Ação 2013-2014 sob a coordenação da Secretaria de Ciência e Tecnologia para Inclusão Social (Secis/MCTI). Em 2013, o MCTI lançou uma chamada apoiada pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) para estimular a pesquisa em segurança alimentar nos países da América do Sul. Nesta chamada, foram aprovados 25 projetos de P&D, somando um investimento de R$ 4 milhões pelo Brasil.

Juntos, os projetos envolveram 107 instituições de ensino e pesquisa. Uma nova chamada deve ser lançada ainda 2016 em por meio do CNPq. Já o Programa de Capacitação em Energia da Combustão tem o apoio do MCTI para capacitação de especialistas para apoiar o desenvolvimento da indústria.

Fonte MCTI

No Comments

Sorry, the comment form is closed at this time.