Dispositivo garante inclusão de pessoas com limitação nos membros superiores, favorecendo usabilidade e simplificação de movimentos

Pesquisadores do Núcleo de Gestão de Design e Laboratório de Design e Usabilidade (NGD/LDU) desenvolveram um “Dispositivo assistivo composto por agulha e luva com gancho para auxílio na execução da atividade de tapeçaria”.

Simplificando a atividade motora, a invenção visa minimizar problemas físicos que podem ser ocasionados pelo processo de repetição dos movimentos na técnica de tapeçaria. Possibilitando também a inclusão de pessoas com limitações nos membros superiores, como artrite reumatoide, o dispositivo se destaca por sua usabilidade ao oferecer áreas de maior contato para o usuário, permitindo a execução de movimentos do manejo fino, enquanto executa também movimentos do manejo grosso.

Com uma série de diferenciações, a invenção conta com uma agulha com dois orifícios, impressa em 3D e material biodegradável. Por meio de um gancho acoplado, os usuários garantem a força necessária para dar continuidade ao processo de tapeçaria, transferindo a força para o punho e substituindo o movimento de pinça, o que facilita a execução da função por um número maior de pessoas.

Para obter mais informações acerca da tecnologia, os interessados podem entrar em contato com os pesquisadores através dos e-mails: eugenio.merino@ufsc.br e ngdldu.cce@contato.ufsc.br. Caso o interesse seja em comercializar o produto, envie um e-mail para a SINOVA em sinova@contato.ufsc.br, com o número de identificação BR 10 2022 006525 0.

No Comments

Sorry, the comment form is closed at this time.