
13 jan O Futuro Promissor da Bioeconomia: Cannabis e Cânhamo como Catalisadores de Inovação
A busca por soluções inovadoras e sustentáveis na bioeconomia tem encontrado um horizonte promissor com o avanço das pesquisas e desenvolvimentos relacionados à Cannabis e ao Cânhamo. No Brasil, o Polo de Desenvolvimento e Inovação em Cannabis da UFSC Curitibanos, conhecido como PODICAN, desponta como um pioneiro nesse cenário, impulsionando não apenas a pesquisa aplicada, mas também a formação de uma cadeia produtiva até então inexistente no país.
O uso do Cânhamo representa uma oportunidade de mitigar os impactos ambientais. Estudos indicam que o cultivo de um hectare de Cânhamo pode capturar até 22 toneladas de CO2 por ano, contribuindo significativamente para a redução das emissões de gases de efeito estufa. O Cânhamo é uma alternativa sustentável à produção de papel, com um ciclo de crescimento mais curto e requisitos de água significativamente menores em comparação com o eucalipto e o pinus. Estima-se que o cultivo de uma tonelada de Cânhamo economize até 4,5 toneladas de madeira e reduza o consumo de água em até 5 vezes.
No setor têxtil, as fibras de Cânhamo oferecem uma alternativa ao algodão, com menor consumo de água e produtos químicos no processo de produção. Além disso, as sementes de Cânhamo são ricas em nutrientes, como proteínas, ômega-3 e ômega-6, tornando-as uma fonte valiosa de alimentação humana e animal.
Com base em pesquisas aplicadas, o PODICAN tem como objetivo acelerar empresas e startups, além de formar uma cadeia produtiva da Cannabis e do Cânhamo industrial no Brasil. Um marco significativo foi alcançado com a decisão transitada em julgado em SALVO-CONDUTO Nº 720011005215, que legalizou a UFSC como a primeira instituição de pesquisa do país autorizada a cultivar e beneficiar a Cannabis para fins veterinários.
Os avanços no uso veterinário da Cannabis têm sido promissores. O grupo colaborou em um edição especial sobre o uso de canabinóides na medicina veterinária da Revista Frontiers in Veterinary Science com um relato de caso de um tratamento inédito de Lúpus Eritematoso Discoide em uma cadela feita pela Clínica Veterinária Escola da UFSC e um estudo clínico em dermatite atópica em parceria com a Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), além de outro avaliando os efeitos durante anestesia em cães a ser publicado na mesma revista.
Recursos de R$ 1.400.000,00 obtidos a partir de um edital público da FAPESC em dezembro de 2023 foram aplicados no primeiro semestre de 2024 para equipar o Laboratório Multiusuário de Análises Instrumentais (LAMAI). Esse investimento representa um compromisso sério com a excelência técnica, permitindo a extração de alta qualidade de canabinóides e a realização de análises robustas, essenciais para o avanço das pesquisas do PODICAN e desenvolvimento na área.
Na edição 2023.1 do SINOVA Startup Mentoring, evento de mentoria para startups promovido pela UFSC, as três startups ligadas ao PODICAN se destacaram: TerPhyto, é especializada na produção de medicamentos veterinários à base de Cannabis; a OrGanJah desenvolve bioinsumos para o cultivo de Cannabis e Cânhamo; e a Fractal Biotechnology, se destaca na propagação in vitro certificada de Cannabis. Essas conquistas demonstram o potencial empreendedor e inovador do ecossistema que o PODICAN está cultivando.
O desenvolvimento do PODICAN tem o potencial de transformar a região do Contestado, em Santa Catarina, onde Curitibanos está situada, no epicentro de uma nova economia baseada na bioinovação. Esse avanço não apenas impulsionará a economia local, mas também oferecerá oportunidades de crescimento e desenvolvimento para a agricultura familiar, proporcionando alternativas sustentáveis e lucrativas para os pequenos produtores rurais.
Com o compromisso de produzir ciência aplicada de ponta e levar o Brasil à soberania tecnológica no setor, o PODICAN visa não apenas gerar emprego, renda e reindustrialização ao país, mas também promover uma mudança de paradigma na forma como a sociedade percebe e utiliza a Cannabis e o Cânhamo. Seu caráter inovador e disruptivo tem o potencial de catalisar uma revolução na bioeconomia brasileira, colocando o país na vanguarda da pesquisa e desenvolvimento de produtos e tecnologias sustentáveis para o século XXI.

Autor: Erik Amazonas
Referências
Frontiers in Veterinary Science. Sec. Anesthesiology and Animal Pain Management: GEWEHR, J. L. K. ; ENZELE, M. L. ; FREIRA, L. M. ; NUNES, M. M. ; SPENGLER, J. ; TEIXEIRA, A. P. D. ; ALMEIDA, EA ; PADILHA, V. S. . Full spectrum Cannabidiol-rich extract reduced Propofol dosage required for anesthetic induction in dogs -A pilot study. FRONTIERS IN VETERINARY SCIENCE, 2024. https://www.frontiersin.org/articles/10.3389/fvets.2024.1352314/abstract
Frontiers in Veterinary Science. [s. l.], [s. d.]. Disponível em: https://www.frontiersin.org/journals/veterinary-science. Acesso em: 08 de março de 2024.
Frontiers in Veterinary Science. Use of Cannabis Derivatives in Veterinary Medicine. [s. l.], [s. d.].Disponível em: https://www.frontiersin.org/research-topics/49766/use-of-cannabis-derivatives-in-veterinary-medicine/articles. Acesso em: 08 de março de 2024.
G1. Tratamento de pele para cães com derivado da maconha tem bons resultados, mostra pesquisa no RS. Disponível em: https://g1.globo.com/rs/rio-grande-do-sul/noticia/2023/07/11/tratamento-de-pele-para-caes-com-derivado-da-maconha-tem-bons-resultados-mostra-pesquisa-no-rs.ghtml. Acesso em: 08 de março de 2024.
Sechat: Saúde e Cannabis. Cadela com doença autoimune é tratada na UFSC com óleo de cannabis. 2023, 16 de dezembro. Disponível em: https://sechat.com.br/noticia/cadela-com-doenca-autoimune-e-tratada-na-ufsc-com-oleo-de-cannabis. Acesso em: 08 de março de 2024.
No Comments