
26 maio UFSC é destaque como um dos maiores depositantes do ranking do INPI. Acesse agora o relatório!
No último dia 21 de maio, o INPI – Instituto Nacional da Propriedade Industrial, divulgou os rankings de depositantes de ativos de propriedade intelectual em 2024. Divididos entre residentes e não residentes do Brasil, os rankings contemplam ativos como patentes, marcas, desenhos industriais e programas de computador.
Acesse agora o ranking completo.
De formato anual, o relatório reúne os rankings dos 50 maiores depositantes no Instituto, por ativo de propriedade intelectual (PI), e a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) foi destaque em dois deles. Ocupando a 20ª posição, a UFSC foi destaque como depositante residente de patentes de invenção. Ao todo, foram 37 depósitos só em 2024. Já no ranking de depositantes residentes de programas de computador, a universidade aparece em 11º lugar, com um total de 41 depósitos no INPI.
A UFSC mostrou fortes avanços em apenas 1 (um) ano. Em comparação aos dados de 2023, a universidade subiu 16 posições no ranking de depósitos de patentes de invenção. Já nos programas de computador, o avanço foi ainda maior, subindo 35 posições em comparação ao ano anterior. Acesse a matéria completa aqui.
O destaque no ranking reflete o papel estratégico do Departamento de Inovação (SINOVA) na percepção da comunidade acadêmica sobre a importância de proteger suas produções, tecnologias e inovações. Para a diretora de inovação da SINOVA, Clarissa Stefani Teixeira, o departamento vem trabalhando ativamente em conjunto com os centros da UFSC para fomentar ainda mais uma cultura de inovação no ambiente acadêmico.
“Queremos garantir ainda mais destaque para a UFSC. Nosso time está comprometido com o desenvolvimento da universidade e de todas as ideias que nascem e crescem aqui. Com a construção de uma UFSC mais empreendedora e inovadora, esperamos que, nos próximos anos, ter ainda mais ativos de propriedade intelectual ganhando destaque no cenário nacional e internacional” – finaliza.
INOVA UFSC auxilia no impulsionamento de resultados
Desde 2022 a SINOVA vem ganhando destaque no cenário de inovação com a implementação do Programa de Inovação e Empreendedorismo da UFSC (INOVA UFSC). Por meio de projetos e soluções inovadoras, realizadas no âmbito da UFSC, atividades relacionadas a sensibilização e reconhecimento de atividades de propriedade intelectual (PI), fortalecem a cultura de inovação no ambiente acadêmico e aumentam os níveis de desenvolvimento de competências ligadas a novas ideias e conhecimentos
Acesse os números da SINOVA.
Sobre o Ranking de Depositantes 2024
O ranking de depositantes residentes e não residentes foi construído para os ativos de PI: patentes de invenção, modelos de utilidade, marcas e desenhos industriais. Abarcando também programas de computador, nos quais são apresentados apenas o ranking de residentes, totalizando os depósitos deste ativo -, a publicação aponta as metodologias utilizadas e as fontes de dados para a construção do ranking em sua totalidade.
Com informações do INPI.
No Comments