
29 ago UFSC lança observatório de empreendedores e empresas DNA-UFSC, com mais de 100 mil empresas
Nesta sexta-feira (29), às 17h30, no Estande ACATE, a Diretora de Inovação da SINOVA, Clarissa Stefani Teixeira, apresenta a de forma inédita o observatório da UFSC que indica empresas e empreendedores que já passaram pela universidade. O painel “Universidade, inovação e negócios: Como a UFSC formou grandes empreendedores” apresenta, em primeira mão, o maior mapeamento já realizado no Brasil sobre empresas e empreendedores das universidades.
Como parte da programação do Startup Summit 2025, que acontece entre os dias 27 a 29 de agosto, no Centro Sul, o painel tem como foco discutir como a universidade vem ampliando suas iniciativas, programas e projetos, com foco na construção de uma mentalidade empreendedora desde a academia.
O observatório contempla dados de empreendedores e empresas que surgiram na UFSC, elencando informações como quantidade de empresas por CNAE, portes, novos empreendedores por ano, entre outras informações. O levantamento é o mais completo, deste tipo, desenvolvido dentro de universidades brasileiras e buscará, em suas próximas etapas, expandir ainda mais as informações disponíveis, aproximando empreendedores da UFSC.
Para Clarissa, a construção de uma mentalidade empreendedora pode ser ponto essencial no futuro das profissões. “Nossa região é destaque no cenário de inovação e empreendedorismo, e queremos ampliar ainda mais estes espaços. A SINOVA vem trabalhando em conjunto com os cursos da UFSC para impulsionar atividades e, até mesmo, disciplinas, com foco no empreendedorismo. Esperamos que estes espaços se desenvolvam ainda mais nos próximos anos e possam efetivamente aproximar que já passou pela UFSC e permitir que, quem esteja nela, crie vínculos que sejam inseparáveis da trajetória profissional e pessoal. Outro destaque desta ação é a existência de empreendimentos UFSC em todo o território brasileiro. Isso demonstra o impacto social e econômico na universidade nos diversos estados e realidades do país” – finaliza.
Jacques Mick, Pró-reitor de Pesquisa e Inovação da UFSC, comentou que “o DNA UFSC é o mais completo levantamento de empresas-filhas já feito por uma Universidade brasileira. Ele nos enche de orgulho na UFSC, porque a história da nossa universidade, como se vê nos números, é uma história de criatividade e de inovação com efeitos que se espalham por todo o território brasileiro e por cada cidade do estado de Santa Catarina. Entender e conhecer melhor as empresas que são criadas por egressos das Universidades Federais Brasileiras ajuda o setor produtivo, a sociedade e o governo, a compreenderem o quanto essas organizações, essas universidades, são fundamentais para o progresso, o desenvolvimento econômico, e para a agenda de justiça social e igualdade social no Brasil”.
Quer saber mais sobre a SINOVA e seus ambientes de inovação? Acesse o nosso site ou entre em contato para agendar uma visita.
No Comments