NOSSA HISTÓRIA

Linha do Tempo

1981

Criação do Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT), vinculado à Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação (PRPPG), por meio da Portaria nº 277/GR/1981, com Nelson Back assumindo a coordenação-geral do NIT. Sua sede funcionava no edifício da Biblioteca Universitária, oferecendo serviços de propriedade industrial, realização e acompanhamento de pedidos de patentes junto ao Instituto de Propriedade Industrial (INPI) e transferência de tecnologia.

1982

Assume Edemar Soares Antonini, por meio da Portaria nº 204/GR/1982 que designa a coordenação-geral do NIT até 1996.

1983

Foi depositado junto ao Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI) o primeiro pedido de Modelo de Utilidade, com invenção de Nelson Back, Pedro Jorge Rocha de Oliveira e João Augusto Vieira de Oliveira.

1989

Estabelecimento da marca da UFSC, fortalecendo a identidade e presença da Universidade no cenário acadêmico e tecnológico. Registrada para a classe 41 que se refere aos serviços de ensino, pesquisa e extensão.

1999

Depósito da primeira patente de invenção em cotitularidade com a UFSC e a Wetzel/SA, tendo como inventores José João de Espíndola, Carlos Alberto Bavastri, Paulo Henrique Teixeira e Eduardo Márcio de Oliveira Lopes e intitulada “Neutralizador Dinâmico Viscoelástico de vibrações para canos singelos de linhas aéreas”.

2000

Depósito da primeira patente de invenção de pesquisadores da UFSC sem cotitularidade. A patente intitulada “Processo de soldagem MIG/MAG pulsado com pulsação térmica ou duplamente pulsado” tem como inventores Jair Carlos Dutra, Raul Gohr JuniorLarry Fiori Ollé, do Departamento de Engenharia Mecânica – CTC.

Depósito do primeiro Registro de Software, intitulado “DICOM Editor” de autoria do Aldo Von Wangenheim.

2001

Registro do modelo de utilidade intitulado “Processos de extração de compostos naturais a partir de matrizes vegetais com dióxido de carbono a altas pressões”, de Ricardo Antônio Francisco Machado, Ariovaldo Bolzan, Lia Krucken Pereira, Luiz Henrique Castelan CarlsonChintia Bittencourt Spricigo.

2002

Criação da Coordenadoria de Gestão da Propriedade Intelectual (COGEPI), vinculada à PRPPG, por meio da Resolução nº 14/CUn/2002. A resolução focava na promoção de políticas para o fortalecimento da ciência e da tecnologia na UFSC, estabelecimento de normas para a proteção das pesquisas desenvolvidas tanto na Universidade quanto aquelas com sua participação, e determinação dos ganhos financeiros dos pesquisadores para a exploração comercial da propriedade protegida. A partir deste período, Luiz Otávio Pimentel lidera a iniciativa, onde a portaria nº 669/GR/2002 o designa para assessorar a Coordenadoria.

Publicação da Resolução n° 14/CUn/2002 de 25 de junho de 2002 que dispõe sobre a propriedade e a gestão dos direitos relativos à propriedade intelectual no âmbito da Universidade.

Solicitação da primeira patente de invenção, em cotitularidade com a Universidade Federal do Rio de Janeiro tendo como inventores Bartira Bergmann, Eduardo dos Santos, Rosendo Yunes, Valdir Cechinel Filho e Paula Boeck, intitulada “Síntese e uso de chalconas para doenças parasitárias”.

2004

Estabelecimento do Departamento de Gestão da Propriedade Intelectual (DEGEPI), vinculado à PRPPG, por meio da Portaria nº 317/GR/2004. Posteriormente transformado em Departamento de Propriedade Intelectual (DPI), vinculado à recém-criada Pró-reitoria de Pesquisa (PRPe), por meio da Portaria nº 956/GR/2004. Ambos dirigidos por Luiz Otávio Pimentel.

Primeira solicitação de Registro de Software, após a Resolução n° 14/CUn/2002, o PALDAM – Programa que gera um autômato determinístico ACI, de autoria de Brend Storb e Raul Wazlawick.

2005

Primeira comercialização de um produto de sua co-propriedade industrial da UFSC, que foi o invento desenvolvido pelo professor João Batista Calixto. O produto em questão é o Acheflan, um medicamento anti-inflamatório e analgésico que utiliza a Cordia verbenacea, conhecida como erva baleeira e parte da biodiversidade brasileira, como seu princípio ativo.

2007

Renovação do NIT e criação do Comitê de Inovação, por meio das Portarias n° 337/GR/2007 e n° 338/GR/2007, com Luiz Otávio Pimentel designado como diretor do NIT. O NIT passa a atuar na coordenação de medidas de incentivo à inovação e à pesquisa científica e tecnológica, e nas atividades referentes à propriedade intelectual e à transferência de tecnologias. Já o Comitê de Inovação age no acompanhamento das ações de inovação e de pesquisa científica e tecnologia, buscando propor políticas de projetos, de propriedade intelectual, de segredo, de transferência de tecnologia e de incentivo à inovação no âmbito da UFSC.

Primeira concessão para a UFSC de sua patente de invenção com título “Processo de soldagem MIG/MAG pulsado com pulsação térmica ou duplamente pulsado”, com inventores Jair Carlos Dutra, Raul Gohr JuniorLarry Fiori Ollé, do Departamento de Engenharia Mecânica – CTC.

2008

Criação do programa de incubação de empresas da UFSC, por meio da Resolução nº 023/CUn/2008, de 16 de setembro de 2008.

Criação da Divisão de Apoio à Inovação Tecnológica (DIT), Portaria n° 27 de novembro de 2008, sobre direção de Luiz Otávio Pimentel.

2009

Nomeação de Rozangela Curi Pedrosa como diretora do DIT.

Criação da primeira feira de inventor da UFSC.

2011

Implementação do Comitê de Inovação Tecnológica da UFSC, por meio da Portaria n° 477/GR/2011, de 15/04/2011.

2014

O DIT passou a representar a UFSC nas questões relacionadas ao patrimônio genético junto ao Conselho Nacional de Desenvolvimento Tecnológico (CNPq), por meio da Portaria n° 2334/2014/GR, de 02 de dezembro de 2014.

2015

Inicio da operacionalização do Mestrado Profissional em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para a Inovação na UFSC.

2016

Transformação do Departamento de Inovação Tecnológica (DIT) em Agência de Inovação da UFSC (AGIUFSC), vinculada à Pró-reitoria de Pesquisa, por meio da Portaria nº 541/2016/GR, ainda sobre a direção de Rozangela Curi Pedrosa. A AGIUFSC incorporou as atribuições do DIT e adquiriu novas, como identificar e incentivar no ambiente produtivo, oportunidade de realização de projetos de inovação que poderão ser executados em conjunto com a Universidade e a sua cultura de empreendedorismo. Posteriormente, a AGIUFSC se transformou na Secretaria de Inovação (SINOVA), órgão executivo central e integrante da Administração Superior da UFSC, pela Portaria nº 970/2016/GR.

2017

Em fevereiro de 2017, a SINOVA iniciou o Ambiente de Desenvolvimento de Empreendimentos Inovadores (NOVUS), uma incubadora voltada para promover o crescimento de novos empreendimentos surgidos a partir de projetos e ideias desenvolvidas por alunos, professores e técnicos da Universidade.

Estabelecimento de competências específicas ao Secretário de Inovação, por meio da Portaria nº 2225/2017/GR. Criação do Programa Caminhos da Inovação, eventos, palestras e entrevistas com especialistas, focando na retomada do protagonismo e na vocação empreendedora, inovativa e de relacionamentos com o setor produtivo e empresarial, além da comunidade da UFSC.

Nomeação de Cláudio José Amante como Secretário de Inovação, por meio da Portaria nº 2439/2017/GR e como Diretor do Departamento de Inovação, por meio da Portaria nº 928/2017/GR.

2018

Em 14 de junho de 2018, por meio da Portaria nº 1314/2018/GR, Alexandre Moraes Ramos assumiu a SINOVA como Secretário de Inovação.

Estabelecimento do programa Startup Mentoring, cujo propósito é oferecer orientação para o desenvolvimento de ideias inovadoras provenientes da comunidade acadêmica.

2019

Criação do programa estratégico Startups Humanas Inteligentes Inovadoras e Sustentáveis (iShis), que fomenta o empreendedorismo e inovação, além de integrar ações desenvolvidas no âmbito da UFSC ao ecossistema inovador catarinense. O plano estimula desde a criação de startups e o desenvolvimento de talentos com competências para criar novas empresas e atuar em empresas de base tecnológica.

Constituição do grupo encarregado por elaborar a proposta da Política Institucional de Inovação, conforme estabelecido pela Portaria nº 1590/2019/GR, datada de 11 de julho de 2019, composto por: Luiz Otávio Pimentel, Alexandre Moraes Ramos, Daniel Martins, Juliano Scherner Rossi e Roberto Carlos dos Santos Pacheco.

2020

Restauração do Comitê de Inovação, com a Portaria nº 374/2020/GR, em um novo formato – totalmente virtual, em decorrência da pandemia de COVID-19, e com ampla participação dos atores da UFSC, representantes docentes de todos os centros e campi, representantes discentes, TAEs e membros externos da: Procuradoria Federal junto à UFSC, SEBRAE, OAB/SC, FIESC e INPI. A nova configuração visa trazer um amplo debate entre agentes de inovação e empreendedorismo na Universidade.

Publicada a Portaria Normativa n° 2/2020/SINOVA, datada de 07 de julho de 2020, que versa sobre o apoio e atendimento ao inventor independente.

Lançamento do Observatório Institucional, destinado a criar um ambiente de inteligência baseado em dados dentro da Universidade, com o objetivo de se tornar uma referência no Brasil e possibilitar a gestão dos indicadores, bem como ampliar as informações disponibilizadas para os tomadores de decisão.

Reconhecimento do programa Startup Mentoring com a premiação do 2° lugar na categoria ICT Inovadora no Prêmio Stemmer de Inovação Catarinense, concedido pela Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (FAPESC).

Estabelecimento de parcerias com professores do Departamento de Administração (CAD/UFSC), resultando na concepção de dois projetos: o Academy e o Linc Social. Enquanto o primeiro tem como objetivo capacitar profissionais inovadores e empreendedores, o segundo visa promover a inovação e o empreendedorismo social.

2021

Lançamento do primeiro edital de oferta tecnológica, em que foram concedidos o uso de 25 softwares da Universidade.

O programa Startup Mentoring da SINOVA contribuiu para posicionar a UFSC entre as três universidades mais empreendedoras do Brasil, conforme reconhecido pelo prêmio Startup Awards 2021, concedido pela Associação Brasileira de Startups e pela Agência Blanko. E o projeto Academy conquistou o 3º lugar na etapa estadual do Prêmio SEBRAE de Educação Empreendedora em Santa Catarina, na categoria Ensino Superior.

Aprovação da Política de Inovação e Empreendedorismo da UFSC pelo Comitê de Inovação da UFSC.

2022

Transformação da Secretaria de Inovação (SINOVA) em Departamento de Inovação (SINOVA), vinculado à Pró-reitoria de Pesquisa e Inovação (PROPESQ), por meio da Portaria nº 1461/2022/GR, e Clarissa Stefani Teixeira assume a direção da SINOVA, por meio da Portaria nº 1742/2022/GR em 22 de agosto de 2022. O ano também é marcado pela criação do Programa de inovação e empreendedorismo “INOVA UFSC” , que reúne iniciativas que contribuem para a expansão dos conhecimentos ligados à área tanto no ambiente interno, quanto externo.

2023

Lançamento da primeira incubadora de Empresas Juniores, a VIA Júnior, e a primeira pré-incubadora de mestrados e doutorados profissionais.

Realização de Rotas de Inovação internas e externas à universidade, como foco na visitação dos Habitats de Inovação.

SINOVA promove o fortalecimento das parcerias internas com planos de trabalho com diferentes grupos e abre as portas da universidade para a conexão de entidades externas com o estabelecimentos de acordos de cooperação.

Aproximação dos NITs da Rede Federal de Educação Superior de Santa Catarina é realizado a partir de evento e início de Acordo de Cooperação.

Fomento à Inovação aberta dentro de disciplinas de graduação e pós-graduação, por meio de habilitação de entidades externas à UFSC.

Lançado o programa Mentoring Inventa em colaboração com o Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI). Essa iniciativa visa fortalecer o registro dos ativos, com ênfase especial nas patentes. Para promover esse objetivo, foi inaugurado um edital de fluxo contínuo.

Essa é apenas uma parte da nossa história! Desde sua criação, a SINOVA vem desenvolvendo diversas ações e atuando lado a lado com a comunidade UFSC para promover a inovação e o empreendedorismo. Ficou curioso(a)? Veja nossa história completa clicando no botão abaixo.

Hall dos Diretores