REDES DA UFSC

Rede Curie

A Rede Curie busca incentivar ações de ensino, pesquisa e extensão que promovam o interesse, engajamento, empoderamento e participação de meninas e mulheres em ciência, tecnologia, engenharia, artes e matemática (STEAM), inovação e empreendedorismo. Coordenação: Gertrudes Aparecida Dandolini, do Núcleo de Estudos em Inteligência, Gestão e Tecnologias para Inovação (IGTI).

Ações UFSC

Meninas na Tecnologia

Apresenta e discute o uso da tecnologia para alunas e professores(as) de escolas do ensino fundamental e médio da cidade de Joinville e região, visando o incentivo ao ingresso nas áreas ciência e tecnologia. Coordenado pelos professores Tatiana Renata Garcia e Carlos Maurício Sacchelli, o projeto fica no Centro Tecnológico de Joinville (CTJ), no campus da cidade de Joinville.

Meninas na Ciência

Tem o objetivo de estimular o interesse de alunas, meninas e mulheres da educação básica pelas áreas de ciências exatas e tecnologias e incentivar a busca por profissões e carreiras científicas. A iniciativa permite a inserção na UFSC a partir de visitas a laboratórios, cursos, palestras com cientistas, cineCiências e participação em olimpíadas científicas e concursos de ciência. Coordenado pela professora Gabriela Kaiana Ferreira, o projeto tem sede no Centro de Ciências Físicas e Matemáticas (CFM), do campus de Florianópolis.

Meninas Digitais - UFSC

O Meninas Digitais – UFSC foi criado em 2012 com o objetivo de apresentar as áreas de engenharia, computação e tecnologias da informação, despertando o interesse de meninas do ensino fundamental e médio em seguir carreira nessas áreas. A temática do projeto envolve a divulgação das áreas tecnológicas e de ciências exatas por meio de atividades como minicursos de computação desplugada, desenvolvimento de aplicativos móveis, jogos digitais, robótica, montagem de circuitos elétricos e eletrônicos, além de projetos de domótica e cidades inteligentes. Além disso, rodas de conversa, acolhimento das estudantes de graduação, palestras com profissionais da área e visitas a empresas também fazem parte das atividades realizadas. O projeto é coordenado pela prof.ª Luciana Frigo (EGC/CTC), no campus Florianópolis.

Mulheres na Matemática

Com o objetivo de incentivar todas as meninas a persistir na matemática e resgatar e relembrar essas mulheres que foram tão importantes para a nossa história. O projeto é organizado pela professora Alda Dayana Mattos Mortari, do Centro de Ciências Físicas e Matemáticas (CFM), no campus de Florianópolis.

Círculo Matemático da UFSC

Com o objetivo de reunir crianças, especialmente meninas, com instrutores apaixonados pela matemática em um ambiente informal para trabalhar em problemas ou tópicos interessantes que estimulem a descoberta e o entusiasmo pela matemática, sem ter que passar por memorização mecânica, conjuntos de problemas repetitivos ou testes competitivos. O projeto é organizado por Raphael Falcão da Hora, do Centro de Ciências Físicas e Matemáticas (CFM), no campus de Florianópolis.

As Esportistas e a Física no Esporte

Com o objetivo de contribuir no ensino e aprendizagem de estudantes conectando a física no esporte, despertando o interesse por essas áreas, sobretudo das meninas, com destaques a mulheres esportistas e cientistas. O projeto é administrado por Maria Simone Kugeratski Souza, do Centro Tecnológico de Joinville (CTJ), no campus de Joinville.

ReAtividade na Ciência

Com o objetivo de desenvolver e estimular a troca de conhecimentos e experiências dentro do tópico mulheres na ciência. A temática do projeto envolve discussões e reflexões que são, sobretudo, interdisciplinares e plurais dentro das ciências ditas “duras”. Visa destacar alternativas para divulgação e incentivo de mulheres nas áreas de ciências exatas, apresentar o estado da arte acerca de estatísticas sobre mulheres na carreira científica e os principais desafios encontrados hodiernamente. O projeto é administrado por Daniela Zambelli Mezalira, do Centro de Ciências Físicas e Matemática (CFM), no campus de Florianópolis.

Coletivo Feminino UFSC

Com o objetivo de promover o empoderamento feminino por meio de postagens informativas e a promoção de um lugar de fala para mulheres dentro da academia. Além disso, apoia diversas campanhas de apoio à força feminina, ao acolhimento e ao combate da violência contra a mulher. O projeto é administrado por Selene de Souza Siqueira Soares, do Centro Tecnológico, de Ciências exatas e Educação (CTE), no campus de Blumenau.

Mulheres Negras Que Fazem Ciência

Com o objetivo de incentivar a participação de meninas e mulheres negras na formação, permanência e ascensão na dimensão científica e tecnológica por meio de ações em espaços educativos que envolvam a relação entre os conhecimentos tradicionais e científicos. A temática do projeto “Mulheres Negras que Fazem Ciências” envolve graduandas nas áreas das Ciências Exatas e suas tecnologias de forma a diminuir o índice de evasão de meninas e mulheres nos cursos de graduação da área de Ciências Exatas e Tecnologia e as estudantes e professoras da educação básica fortalecendo a relação Universidade e escola para incentivo de meninas nas áreas da STEM. Visa destacar a participação das meninas e mulheres negras em pesquisas colaborativas e na cooperação por meio da formação de redes entre as quatro instituições de ensino envolvidas no projeto, tendo em vista a construção conjunta do conhecimento, o compartilhamento de ações, a otimização de recursos e a troca de experiências. O projeto é administrado por Franciellen Rodrigues da Silva Costa, da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) no campus de Blumenau, com a coordenação geral pela Assicleide da Silva Brito da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS) e outras pesquisadoras da Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT) e Universidade Federal do Sergipe (UFS), resultante de um projeto em nível nacional com  apoio financeiro da Chamada CNPq/MCTI/MMulheres nº 31/2023 – Meninas nas Ciências Exatas, Engenharias e Computação.

Ciência, coisa de menina!

O projeto Ciência, coisa de menina! Tem como objetivo de aumentar a diversidade de gênero na ciência brasileira por meio de um programa de mentoria científica assistida para alunas do ensino fundamental II (8° e 9° ano) e alunas de ensino médio de escolas públicas brasileiras das regiões Nordeste, Sudeste e Sul. A temática do projeto envolve mudar a percepção que as estudantes têm da carreira científica, e quando considerá-la, mostrando que a Universidade é a porta de entrada e permanência no mundo científico, e não simplesmente uma forma de qualificar a mão de obra, através de oficinas e palestras. Destaca-se também treinamentos para professores, de letramento científico, oficinas sobre questões de gênero, violência contra mulher. O projeto tem coordenação de professora Renata Piacentini Rodriguez, da Univeridade Federal de Alfenas. O projeto tem participação de várias instituições. Na UFSC é coordenado pela professora Camila Michels.

Matemática Aplicada na Escola

Com o objetivo de incentivar a participação de estudantes do ensino fundamental e médio (principalmente meninas) em eventos com atividades lúdicas de Matemática e Computação, bem como, olimpíadas científicas. O projeto é administrado pela professora Priscila Cardoso Calegari, do Centro Tecnológico (CTC), no campus de Florianópolis.

Observatório Sul-Sudeste - INCT CALEIDOSCÓPIO

Com o objetivo de promover, produzir e divulgar indicadores sobre a participação das mulheres na ciência e na tecnologia (C&T), na região sul-sudeste, com um mapeamento (histórico e atual) em âmbito nacional de mulheres nas ciências (STEM, Humanas, Terra e Biológicas), e acompanhamento de suas inserções nos mercados de trabalho nos primeiros cinco anos após conclusão de suas formações (graduação/pós-graduação), numa perspectiva feminista interseccional. O projeto é coordenado por Joana Maria Pedro, do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFH), no campus de Blumenau.

Como participar?

Seja um projeto parceiro!

Para participar da rede o(a) coordenador(a) deve se cadastrar na chamada de fluxo contínuo nº 2/2023 PROPESQ/SINOVA – Mapeamento de iniciativas para fomento de meninas e mulheres em ciência, tecnologia, inovação e empreendedorismo.

Parceiros