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Suporte / Propriedade Intelectual / Patentes
De acordo com o INPI – Instituto Nacional de Propriedade Industrial, órgão responsável pela gestão do sistema brasileiro de concessão e garantia de direitos de propriedade intelectual:
“A patente é um título de propriedade temporário, oficial, concedido pelo Estado, por força de lei, ao seu titular ou seus sucessores (pessoa física ou pessoa jurídica), que passam a possuir os direitos exclusivos sobre o bem, seja de um produto, de um processo de fabricação ou aperfeiçoamento de produtos e processos já existentes, objetos de sua patente. Terceiros podem explorar a patente somente com permissão do titular (mediante uma licença).
A concessão da patente é um ato administrativo declarativo, ao se reconhecer o direito do titular, e atributivo (constitutivo), sendo necessário o requerimento da patente e o seu trâmite junto à administração pública.”
A Resolução 014/CUn de 25 de junho de 2022 dispõe sobre a propriedade e a gestão de direitos relativos à propriedade intelectual no âmbito da Universidade Federal de Santa Catarina.
As patentes possuem como características fundamentais:
Todas as criações que impliquem em desenvolvimento que acarrete solução de um problema ou avanço tecnológico em relação ao que já existe e que possuam aplicação industrial podem, a princípio, ser passíveis de proteção. Este conceito envolve diferentes categorias que podem ser divididos em dois grupos principais:
(A) Os produtos podem ser equipamentos/aparelhos; objetos, invenção implementada por computador (IIC), compostos, composição ou Kit.
(B) Os processos podem ser métodos, uso e IIC.
A Lei de Propriedade Industrial – LPI 9279 de 14 de maio de 1996, em seu art. 10º, não define o que é patenteável, mas sim o que não se considera invenção ou modelo de utilidade expressos nos incisos abaixo:
I- descobertas, teorias científicas e métodos matemáticos;
II – concepções puramente abstratas;
III – esquemas, planos, princípios ou métodos comerciais, contábeis, financeiros, educativos, publicitários, de sorteio e de fiscalização;
IV – as obras literárias, arquitetônicas, artísticas e científicas ou qualquer criação estética;
V – programas de computador em si;
VI – apresentação de informações;
VII – regras de jogo;
VIII – técnicas e métodos operatórios ou cirúrgicos, bem como métodos terapêuticos ou de diagnóstico, para aplicação no corpo humano ou animal; e
IX – o todo ou parte de seres vivos naturais e materiais biológicos encontrados na natureza, ou ainda que dela isolados, inclusive o genoma ou germoplasma de qualquer ser vivo natural e os processos biológicos naturais.
A Lei de Propriedade Industrial – Lei nº 9279, de 14 de maio de 1996 prevê a concessão de Patente de Invenção, patente de Modelo de Utilidade e, ainda, a concessão de Certificado de Adição de Invenção como um acessório da Patente de Invenção que possui proteção até a data da Patente inicial.
As invenções podem ser referentes a produtos industriais (compostos, composições, objetos, aparelhos, dispositivos etc.) e a atividades industriais (processos, métodos, etc.).
Os três requisitos para patentear uma invenção são a novidade, a atividade inventiva e a aplicação industrial.
A invenção é considerada “nova” quando não compreendida no estado da técnica. Para fins de aferição da novidade, o conteúdo completo de pedido depositado no Brasil, e ainda não publicado, será considerado “estado da técnica” a partir da data de depósito, ou da prioridade reivindicada, desde que venha a ser publicado, mesmo que subsequentemente.
O “estado da técnica” é constituído por tudo aquilo tornado acessível ao público antes da data de depósito do pedido de patente, por descrição escrita ou oral, por uso de qualquer outro meio, no Brasil ou no exterior (ressalvas: Lei nº 9.279, de 14 de maio de 1996, artigos 16 e 17).
Não será considerada como “estado da técnica” a divulgação de invenção ou modelo de utilidade quando ocorrida durante o período de graça, 12 (doze) meses que precederem a data de depósito ou a da prioridade do pedido de patente, se promovida pelo inventor; pelo INPI; ou por terceiros, com base em informações obtidas direta ou indiretamente do inventor ou em decorrência de atos por este realizados.
A “Atividade inventiva” ocorre sempre que, para um técnico no assunto, a invenção não decorrer de maneira evidente ou óbvia do “estado da técnica”.
É considerada suscetível de “aplicação industrial” quando pode ser utilizada ou produzida em qualquer tipo de indústria.
ATENÇÃO!
A partir do momento que o(s) pesquisador(es) constatar(rem) que os resultados de sua(s) pesquisa(s) poderá(ão) ser objeto(s) de proteção intelectual, surge o dever de resguardar a confidencialidade das informações. Nesse sentido, o(s) pesquisador(es) deve(vem) informar à SINOVA, preferencialmente, antes da realização de qualquer forma de divulgação da invenção, para que sejam tomadas as devidas providências de proteção sem qualquer prejuízo.
No caso de trabalhos acadêmicos de final de curso, em que há a obrigatoriedade de publicação na biblioteca, salienta-se que é possível manter o sigilo na biblioteca por doze meses ou mais. Nos cursos em que a banca pública é exigida, pode-se resguardar a novidade da invenção por meio de pedido de sigilo, com a assinatura de termo assinado por todos os presentes. Para estes casos, sugere-se a defesa em sigilo e sigilo em biblioteca. Para maiores informações e realização dos trâmites necessários, clicando aqui. (inserir link para a página de sigilo — seria a de Segredo Industrial?)
Corresponde a uma melhoria funcional introduzida em um produto (Lei nº 9.279, de 14 de maio de 1996, artigos 6° a 93).
É patenteável como modelo de utilidade o objeto de uso prático, ou parte deste, suscetível de aplicação industrial, que apresente nova forma ou disposição, envolvendo ato inventivo, que resulte em melhoria funcional no seu uso ou em sua fabricação.
Para determinar a definição da natureza correta, é necessário avaliar se há um aperfeiçoamento de efeito ou funcionalidade – caso de proteção como Patente de Modelo de Utilidade – ou um novo efeito técnico-funcional – caso de proteção como Patente de Invenção. O inventor poderá identificar melhor a natureza (Invenção ou Modelo de Utilidade) da sua criação a partir do conhecimento prévio do estado da técnica, de modo a requerer devidamente a proteção.
A adição de invenção é um aperfeiçoamento ou desenvolvimento introduzido no objeto da invenção, mesmo que destituído de atividade inventiva, desde que a matéria se inclua no mesmo conceito inventivo. O Certificado de Adição de Invenção que não apresentar o mesmo conceito inventivo do Pedido ou da Patente do qual se origina, será indeferido. O usuário poderá, no prazo do recurso contra o indeferimento do Pedido de Certificado de Adição, requerer a sua transformação em Pedido de Patente de Invenção ou de Modelo de Utilidade.
A proteção da Invenção ou do Processo vigorará pelo prazo de 20 (vinte) anos contados da data de depósito do pedido de patente.
A proteção do modelo de utilidade vigorará pelo prazo de 15 (quinze) anos contados da data de depósito.
A proteção do Certificado de Adição da Invenção será no mesmo prazo que a da Patente inicial.
(1) Preencher, devidamente, o Formulário de Comunicado de Invenção.
(2) Encaminhar, assinado pelos inventores, a Matriz de Potencial de Prospecção de Mercado devidamente preenchida.
(3) Em caso de propriedade intelectual desenvolvida em parceria com outras instituições e não há um instrumento prévio entre a UFSC e a parceira, é necessário o preenchimento do RELATO TÉCNICO em campo apropriado no próprio formulário de solicitação de proteção. Acesse AQUI as orientações de como preencher esse relato.
(4) Caso a solicitação de patente contenha desenhos, estes devem ser enviados também em arquivos separados em formato de imagem seguindo padrão de desenho ou fotografia, em alta resolução.
(5) Encaminhar o formulário editável, a cópia assinada em PDF e, arquivo(s) de imagem existente(s) para sinova@contato.ufsc.brou via Atendimento Integrado SINOVA.
(6) Após a conferência pela SINOVA, providenciar com todos os interessados as assinaturas solicitadas no formulário conforme consta no documento, gerando, ao final, um único arquivo no formato PDF. A assinatura pode ser digital ou manual, desde que conste no arquivo digitalizado.
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O Grupo de Pesquisa Estratégica em Energia Solar da UFSC (Fotovoltaica/UFSC) realiza amplos estudos sobre energia solar no Brasil, com ênfase em sistemas fotovoltaicos integrados à rede elétrica, além de pesquisas em mobilidade elétrica, armazenamento de energia e produção sustentável de hidrogênio e amônia. Sob a liderança do Professor Ricardo Rüther desde 1997, o grupo conta com uma equipe multidisciplinar e se destaca tanto pela formação de profissionais quanto pelo seu impacto social.
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Campus: Florianópolis
Centro: CFH
Ementa: Gestão de risco e desastres naturais: Prevenção, resposta e recuperação; Diagnóstico da vulnerabilidade; Mapeamento de risco e prevenção de desastres naturais. Tecnologia da Informação aplicada ao monitoramento e alerta de desastres naturais. Planejamento territorial e gestão de risco e desastres naturais: uso e ocupação do solo em áreas de risco; planos diretores e gestão de risco; infraestruturas urbanas em áreas de risco; gestão territorial em áreas de fragilidade socioambiental.
Professor: Harrysson Luiz da Silva
Campus: Florianópolis
Centro: CSE
Ementa: Condições geradoras do pensamento administrativo. Abordagem Clássica: Administração Científica e Gestão Administrativa. Abordagem Comportamentalista: Escola de Relações Humanas, Teorias de Motivação e Liderança, Teorias de Decisão. Abordagem Estruturalista: Teoria da Burocracia. Abordagem Sistêmica: Teoria Geral dos Sistemas e Teoria da Contingência. Teorias Ambientais. Evolução das concepções de indivíduo, organização e ambiente. Contribuições teóricas brasileiras.
Professor: Raphael Schlickmann
Campus: Florianópolis
Centro: CTC
Ementa: Conceitos; Teorias da Criatividade; características das pessoas criativas; o processo criativo na abordagem cognitivista; bloqueios e desbloqueadores da Criatividade; técnicas e exercícios de estímulo à Criatividade; a Criatividade voltada a Inovação.
Professoras: Gertrudes Aparecida Dandolini e Patricia de Sá Freire
Campus: Florianópolis
Centro: CCA
Ementa: Desenvolvimento integrado. Legislação agrária. Base legal e legislação para a gestão ambiental. Auditoria ambiental. Controle de qualidade ambiental. Planejamento e o enfoque ambiental.
Professora: Paola Beatriz May Rebollar
Campus: Florianópolis
Centro: CCA
Ementa: Formação histórica da agricultura brasileira e relação com o desenvolvimento urbano-industrial. Noções do planejamento do desenvolvimento territorial sustentável. Agricultura familiar e ruralidades contemporâneas: multifuncionalidade e pluriatividade agrícola. Estrutura fundiária e ações de ordenamento territorial e fundiário. Principais instituições e políticas públicas de desenvolvimento rural sustentável.
Professora: Paola Beatriz May Rebollar
Campus: Florianópolis
Centro: CSE
Ementa: Administração como campo de conhecimento. Condições geradoras do pensamento administrativo. Abordagem Clássica: Administração Científica e Gestão Administrativa. Abordagem Comportamentalista: Escola de Relações Humanas e Teorias de Motivação e Liderança. Abordagem Estruturalista: Teoria da Burocracia. Abordagem Sistêmica: Teoria dos Sistemas e Teoria da Contingência. Teorias Ambientais: Teoria da Ecologia Populacional, Organizações em Rede, Teoria da Dependência dos Recursos. Teria dos Custos de Transação. Teoria Neo-Institucional. Evolução das concepções de homem, organizações e ambiente. Cultura e Poder nas Organizações. Administração universitária como subcampo da Administração.
Professor: Raphael Schlickmann
Campus: Florianópolis
Centro: CED
Ementa: Jogos digitais e analógicos. Tipos de jogadores. Jogos educativos digitais e analógicos. Aprendizagem baseada em jogos. Gamificação. O professor e o game design. Elementos do Game Design. Game Design Educativo. Concepção, desenvolvimento, uso e aplicação de jogos na educação e na formação docente. Prototipagem. Construção e teste de jogos como espaço de aprendizagem.
Professora: Dulce Márcia Cruz
Campus: Florianópolis
Centro: CED
Ementa: Educação, comunicação e cultura das mídias. As mídias e suas linguagens. Análise crítica e criativa das mídias. Estética e mediações culturais. Crianças, jovens, adultos e as interações com as mídias na escola, na família e na cultura. Conceitos, objetivos e perspectivas da mídia-educação. Produção de conhecimento, formação de professores e produção de mídias em contextos educativos presenciais e a distância.
Professora: Dulce Márcia Cruz
Campus: Florianópolis
Centro: CED
Ementa: Novos paradigmas do conhecimento e sua relação com o processo ensino/aprendizagem. Linguagem audiovisual, digital e hipermidiática. Educação a distância. Processos de produção para as mídias com objetivos educacionais.
Professora: Dulce Márcia Cruz
Campus: Araranguá
Centro: CTS
Ementa: Disciplina da matriz curricular aberta à tópicos de estudo da área de tecnologias digitais que promova a integração das Tecnologias da Informação e Comunicação.
Professora: Luziana Quadros da Rosa
Campus: Florianópolis
Centro: CTC
Ementa: Conceitos e protocolos de Blockchain. Criptomoedas e aplicações não financeiras executadas em blockchains. Desenvolvimento de contratos inteligentes.
Professor: Jean Martina
Campus: Araranguá
Centro: CTS
Ementa: Empreendedorismo: fundamentos e conceitos. Perfil do empreendedor. Processo empreendedor. Ambientes da inovação: pré-incubadoras, incubadoras e parques tecnológicos. Geração de ideias e análise de oportunidades. Fundamentos e componentes do Plano de Negócios. Mecanismos e procedimentos para criação de empresas. Planejamento de um empreendimento a partir do Modelo Canvas.
Professora: Simone Meister
Campus: Florianópolis
Centro: CTC
Ementa: Lean Startup – como testar hipóteses de negócios de forma rápida e iterativa; Desenvolvimento de Clientes – como conversar com os clientes para validar e invalidar ideias de startup; Lean Model Canvas – como usar o Lean Model Canvas como um scorecard para o desenvolvimento do modelo de negócios.
Professor: Fernando Antônio Forcellini
Campus: Florianópolis
Centro: CTC
Ementa: Assuntos relacionados com algum tema específico da área de fabricação.
Professor: Fernando Antônio Forcellini
Campus: Araranguá
Centro: CTS
Ementa: Conceito de Plano de Negócios. Benefícios. Aplicações. Estrutura. Sumário executivo. Descrição da empresa e características do empreendimento. Funções fundamentais do negócio. Planejamento estratégico. Análise do mercado e fatores de competitividade. Produtos e serviços. Estratégicas competitivas. Marketing. Gestão e estrutura organizacional. Plano operacional. Plano financeiro de custeio e de investimentos. Fontes de financiamento.
Professor: Paulo Cesar Leite Esteves
Campus: Florianópolis
Centro: CTC
Ementa: Aspectos sociais, econômicos, legais, éticos e profissionais da Informática. Aspectos estratégicos do controle da tecnologia. O impacto das tecnologias de comunicação e de automação na sociedade.
Professor: José Eduardo De Lucca
Campus: Florianópolis
Centro: CTC
Ementa: Histórico e rumos da Teoria Geral dos Sistemas. Concepções cartesiana e mecanicista X enfoque sistêmico. Componentes, características, tipos e classificações de sistemas. Estados. Modelos. Conceituações. Processo decisório e informativo. Metodologia para desenvolvimento de sistemas de informação.
Professora: Gertrudes Aparecida Dandolini
Campus: Florianópolis
Centro: CTC
Ementa: Inovação. Empreendedorismo Inovador. Gestão de Projetos. Plano de negócios.
Professora: Gertrudes Aparecida Dandolini
Campus: Curitibanos
Centro: CCR
Ementa: Introdução ao Pensamento Administrativo. A Organização vista como um Sistema. Processo Empresarial. Especificidades da Administração Rural. Noções de Gestão de Pessoas. Noções de Finanças. Fundamentos de Logística. Ferramentas de Gestão Rural Simplificada. Critérios de Desempenho Econômico. Marketing e Planejamento Estratégico Aplicado a Sistemas Agroindustriais. Empreendedorismo e Plano de Negócios.
Professor: Estevan Felipe Pizarro Muñoz
Campus: Joinville
Centro: CTJ
Ementa: Conceito de inovação. Tipos de inovação. Estratégias de Inovação. A inovação como um processo organizacional. Mecanismos de fomento e cooperação em pesquisa e desenvolvimento. Empreendedorismo. Características, tipos e habilidades do empreendedor. Plano de Negócios: etapas, processos e elaboração.
Professor: Cristiano Vasconcellos Ferreira
Campus: Florianópolis
Centro: CSE
Ementa: Atividade Empreendedora. Empreendedorismo e discussão educacional. Empreendedorismo e o empreendedor. Vias empreendedoras. Características empreendedoras. Plano de negócios. Personagens do processo criativo. Entendendo a sua criatividade. Estratégias para a criatividade.
Professor: Alexandre Moraes Ramos
Campus: Blumenau
Centro: CTE
Ementa: Conceito de inovação. Tipos de inovação. Estratégias de Inovação. A inovação como um processo organizacional. Mecanismos de fomento para inovação. Empreendedorismo. Características, tipos e habilidades do empreendedor. Plano de Negócios – etapas, processos e elaboração.
Professora: Ana Julia Dal Forno
Campus: Florianópolis
Centro: CTC
Ementa: Ementa livre para assuntos relevantes na área de Sistemas de Infra-Estrutura.
Professor: Antônio Augusto Medeiros Fröhlich