Número de pedidos de patente de cada um dos Estados da Federação nos anos de 2007 a 2009.

O INPI divulgou em seu site (http://www.inpi.gov.br/noticias/Pedidos%20de%20patentes%20por%20estado.pdf) o número de pedidos de patente de cada um dos Estados da Federação nos anos de 2007 a 2009. Por receber todos os pedidos vindos do exterior, o Rio de Janeiro aparece como o Estado com mais pedidos de patentes, mas certamente os pedidos nacionais ali depositados são em muito inferiores a este número. Provavelmente o Estado de São Paulo é o que deposita a maior quantidade de pedidos de patentes. Aliás, São Paulo sozinho deposita mais pedidos de patentes do que todo o resto do país (excluindo-se da conta o Rio de Janeiro, cujo número próprio não conhecemos).

O curioso é perceber que em alguns Estados o número de patentes requeridas diminuiu em 2009 (provavelmente reflexo da crise econômica iniciada no final de 2008). Minas Gerais, Rio de Janeiro, Amazonas, Rondônia, Tocantins, Bahia, Paraíba, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Espírito Santo requereram menos patentes em 2009 do que em 2008. Em alguns casos, a redução foi pequena (às vezes porque o número de 2008 já era baixo, como em Rondônia), mas houve casos em que a queda foi mais expressiva, como em Minas Gerais e no Espírito Santo.

Em contrapartida, o Distrito Federal e os Estados do Ceará, Paraná, Rio Grande do Sul, São Paulo, Alagoas, Maranhão, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte, Sergipe e Santa Catarina apresentaram crescimento. Acre e Pará depositaram a mesma quantidade de pedidos de patente em 2008 e 2009. O Amapá se destaca (negativamente) como o único Estado da Federação que não requereu nenhuma patente nos três anos levantados.

Fonte: www.brasilianasorg.com.br/

No Comments

Post A Comment