Contratos de propriedade intelectual são firmados entre UFSC e UNICAMP

Na segunda-feira (24/01), foram publicados no Diário Oficial da União (DOU) dois contratos de Propriedade Intelectual entre a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e a Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP).

Os contratos são referentes a duas tecnologias distintas. A primeira invenção é um método e sistema para classificar imagens de retina, preferencialmente, utilizado para o diagnóstico automático de doenças de retina. O professor e pesquisador Alexandre Gonçalves Silva, do Departamento de Informática e Estatística (INE) do Centro Tecnológico (CTC) da UFSC, é o único autor da UFSC do “Método e Sistema para Classificar Imagens de Retina”. O programa de computador foi desenvolvido com a troca de conhecimentos e esforços entre a UFSC e a UNICAMP.

Já a segunda é a “Técnica de Modulação Digital para Giroscópios Interferométricos à Fibra Óptica (IFOG) de Malha Fechada de Dois Níveis e Dois Períodos”. A invenção busca solucionar o problema técnico da atual dificuldade de controle da profundidade de modulação de giroscópios interferométricos a fibra óptica de malha fechada em baixas velocidades angulares e ao mesmo tempo a obtenção da velocidade angular com baixos angle random walk (ARW) e deriva. O representante da UFSC nesta patente é o professor e pesquisador Anderson Wedderhoff Spengler, da Engenharia Mecatrônica, do Campus Joinville.

As duas patentes são frutos de anos de pesquisa e cooperação entre as Universidades e seus pesquisadores. Em caso de comercialização das tecnologias desenvolvidas os Royalties gerados serão divididos entre as partes conforme previsto nos contratos firmados e publicados no DOU.

No Comments

Sorry, the comment form is closed at this time.