Contrato de licenciamento: sistema de tratamento de efluentes SISTRATES

A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (EMBRAPA) e a Ekodata Tecnologia e Saneamento Ambiental LTDA assinaram contrato de licenciamento para comercialização do SISTRATES: Sistema de Tratamento de Efluentes.

A tecnologia visa tratar os efluentes da suinocultura pela remoção conjunta dos nutrientes carbono, nitrogênio e fósforo. O processo se baseia na separação física dos sólidos grosseiros e partículas discretas, seguida da biodigestão anaeróbia para remoção do carbono, do nitrogênio e do fósforo.

O Sistrates pode ser aplicado de maneira modular de acordo com as necessidades da granja, permite o tratamento das águas da suinocultura possibilitando o seu reuso nas instalações, além de que a geração de biogás obtida no módulo BIO pode ser utilizada como fonte de calor ou energia elétrica, reduzindo o requisito energético externo ao sistema produtivo. O impacto ambiental é minimizado, reduzindo-se a área de solo necessária para disposição e possibilitando o lançamento do efluente final em corpos hídricos receptores.

Na UFSC, o professor-pesquisador Hugo Moreira Soares, do Laboratório de Biotecnologia Ambiental, do Departamento de Engenharia Química e Engenharia de Alimentos (EQA), do Centro Tecnológico (CTC) da UFSC é um dos inventores da patente PI 1100464-9, desenvolvida em parceria com a Embrapa e depositada em 2011. A carta patente tem validade de 20 (vinte) anos, contados a partir do depósito.

Com a comercialização da tecnologia, os royalties gerados serão divididos entre as partes conforme previsto nos contratos firmados e publicados no DOU.

 

No Comments

Sorry, the comment form is closed at this time.