MCTI usará calculadora para avaliar a maturidade de projetos de inovação

O Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) passará a utilizar o Sistema de Medição e Identificação do Nível de Maturidade Tecnológica para avaliação de projetos desenvolvidos no Ministério e nas suas unidades vinculadas. Em até 90 dias, uma calculadora on-line estará disponível para o cálculo desse índice. A informação foi divulgada na última quarta-feira (19) no Diário Oficial da União.

O objetivo da iniciativa é avaliar a maturidade tecnológica dos projetos desenvolvidos, permitindo pensar estratégias de execução de ações e alocação de recursos para projetos de pesquisa e inovação, além de auxiliar na captação de recursos por meio dessa classificação, segundo as características de cada projeto. O sistema deve auxiliar também na elaboração de projetos orientados ao mercado e definir critérios ágeis de identificação de oportunidades de investimento pelo setor privado.

O projeto busca criar um processo abrangente e transparente, alcançando todos os programas e projetos do Ministério e deixando claros os critérios e conceitos utilizados para elaboração da metodologia. A avaliação se baseia no método do Technology Readiness Level (TRL), que serve para determinar e acompanhar a maturidade de um projeto.

A classificação servirá como critério para os projetos inseridos no Sistema de Gestão de Portfólios de Projetos do MCTI (SEGE3P), disponíveis na plataforma investMCTI. Para mais informações, acesse a notícia divulgada pelo MCTI ou a Portaria 6449/22, publicada no Diário Oficial da União.

No Comments

Sorry, the comment form is closed at this time.