Evento reúne pesquisadores para pensar projetos de inovação na cidade de Biguaçu

        Ocorreu ontem (26) o Workshop de Conexão UFSC-Biguaçu na Sala dos Conselhos da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). O evento, que começou às 14h, buscou conectar a Prefeitura de Biguaçu (SC) e pesquisadores da UFSC, com a intenção de pensar projetos de inovação, pesquisa aplicada e desenvolvimento sustentável na cidade. O workshop foi promovido pela Pró-reitoria de Pesquisa e Inovação (Propesq) e pelo Departamento de Inovação (Sinova) da UFSC.

  As falas do Pró-reitor de Pesquisa e Inovação, profº Jacques Mick, da Diretora de Inovação da Sinova, profª Clarissa Teixeira, do prefeito de Biguaçu, Salmir da Silva, e do Secretário de Desenvolvimento Econômico, André Leal, abriram o evento. Além das falas institucionais, André Leal apresentou um panorama sobre a cidade de Biguaçu, suas necessidades e as oportunidades para o desenvolvimento.

   Após a abertura, foram apresentados 10 projetos de ações para a cidade de Biguaçu, reunidas a partir da chamada nº 6/2022, que convidou servidores, docentes e técnico-administrativos da UFSC com interesse em desenvolver projetos de inovação no município. A programação completa do evento pode ser conferida aqui.

  Para o Pró-reitor, o projeto é uma oportunidade para pensar duas frentes: a da multidisciplinaridade e a da cooperação entre Universidade e comunidade externa. “A gente quer estimular a multidisciplinaridade porque a maior parte dos problemas do mundo não vão ser resolvidos pela atuação apenas de especialistas”, Jacques explica e complementa que, além disso, querem “reconectar a universidade com os variados agentes públicos e privados que nos cercam”, fortalecendo a credibilidade da UFSC perante a sociedade.

  O prefeito de Biguaçu Salmir da Silva destaca que um dos objetivos é mudar a imagem da cidade de Biguaçu como “cidade-dormitório”: “já que dormitório ela já é, nós precisamos dar outras oportunidades pra que as pessoas continuem fazendo as suas atividades, além de só ir dormir”, ele defende e agradece as parcerias com a Universidade. Para a Diretora de Inovação da Sinova, Clarissa Teixeira, as parcerias são muito importantes para o desenvolvimento. “Os melhores ecossistemas mundiais são feitos de parcerias”, ela lembra.

  Após o evento, Clarissa Teixeira avaliou que o workshop foi excelente e que as respostas propostas “se associam a interlocuções que apoiam não apenas uma verticalidade da transformação da cidade, mas que em conjunto conseguem atuar na busca mitigação e resolução dos problemas reais e na atratividade local”. Ela revela, ainda, que “a Propesq, a Proex e a Sinova estão desenvolvendo uma série de aproximações com atores externos a UFSC de forma a entender quais são os desafios enfrentados pelas organizações e assim identificar […] o que temos de potencial de solução”.

No Comments

Sorry, the comment form is closed at this time.