Contrato de Propriedade Intelectual: UFSC e Supergrafeno Ltda

A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e a Supergrafeno Ltda. firmaram contrato de propriedade intelectual para regulamentação de titularidade e reconhecimento mútuo de direitos e obrigações de comercialização, uso, manutenção e licenciamento da patente intitulada “Síntese de óxido de grafite, óxido de grafeno e grafeno a partir de fontes carbônicas objetidos pelo método de esfoliação e oxidação usando ozônio e ultrassom e luz ultravioleta além de fontes nitrogenadas e sulfatas”. O documento foi publicado no Diário Oficial da União (DOU) em 27/12/2022.

A invenção propõe um método baseado nos princípios da química verde, método robusto e reprodutível para a produção de óxido de grafeno multicamadas, a partir da esfoliação do grafite seguido da oxidação com ozônio. Os pesquisadores da UFSC responsáveis pela invenção são Regina de Fatima Peralta Muniz Moreira, Rosely Aparecida Peralta, Ricardo Antônio Francisco Machado, Júlia da Silveira Salla e Matheus Mariano de Almeida, vinculados ao curso de Engenharia Química e Engenharia de Alimentos (EQA), do Centro Tecnológico (CTC).

A patente foi depositada em maio de 2022, junto ao Instituto Nacional de Propriedade Industrial – INPI, sob o número BR 10 2022 008637 0.

No Comments

Sorry, the comment form is closed at this time.