02 jan Pesquisador da UFSC desenvolve programa de computador para identificar ativos intangíveis
O Inpi (Instituto Nacional de Propriedade Industrial) concedeu, no dia 16 de novembro, o registro de programa de computador para o “Software para Análise e Identificação de Ativos Intangíveis”. O depósito do pedido foi realizado pela Sinova no dia 10 de novembro. A ferramenta foi desenvolvida pelo professor doutor Claudelino Martins Dias Junior, do Departamento de Ciências da Administração (CAD) da UFSC, em parceria com Marcelo Tomporoski Peres, estudante de pós-graduação em Tecnologias Computacionais para o Agronegócio na Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR).
O Software para Análise e Identificação de Ativos Intangíveis auxilia gestores e stakeholders a analisar e identificar ativos intangíveis e reconhecer o valor real desses ativos para a empresa. Ativos intangíveis são ativos que têm valor monetário, mas que não existem fisicamente. Alguns exemplos são patentes, marcas, licenças, softwares, capital intelectual, etc.
O software pode auxiliar empresas que precisem identificar esses ativos dentro de sua estrutura, o que se torna útil quando relatórios financeiros exigem a descrição de ativos tangíveis e intangíveis dentro dos ativos totais. Com essas informações, gestores podem direcionar recursos às unidades da empresa tendo em vista também os ativos intangíveis.
O principal público para esse programa de computador são empresas e indústrias de Sociedade Anônima – S.A., já que elas são obrigadas a fornecer relatórios financeiros que contém o valor dos ativos intangíveis, além de analisar e identificar índices setoriais de eficiência para melhorar indicadores empresariais.
Para obter mais informações acerca da tecnologia, os interessados podem entrar em contato com um dos pesquisadores através dos e-mails: claudelino.junior@ufsc.br ou marcelotperez@gmail.com. Caso o interesse seja em comercializar o produto, envie um e-mail para a Sinova em sinova@contato.ufsc.br, com o número de identificação BR 51 2022 003115 9.
Sorry, the comment form is closed at this time.