Inpi concede patente de modelo de utilidade para descascador de pinhão desenvolvido por professores da UFSC

O Instituto Nacional de Propriedade Industrial (Inpi) concedeu, no dia 13 de dezembro, a patente de modelo de utilidade para a “Disposição Construtiva em Equipamento Descascador de Pinhão”. O modelo busca aperfeiçoar métodos de descascamento de pinhão de modo automatizado. A proposta se baseia em métodos já existentes e amplia suas funcionalidades, possibilitando que esses equipamentos sejam utilizados em escala industrial, mesmo mantendo sua estrutura simples de fabricação e manutenção.

A criação de Alberto Kazushi Nagaoka e Fernando Cesar Bauer, professores do Centro de Ciências Agrárias (CCA) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) controla a estabilidade e o espaçamento entre os cilindros do equipamento, responsáveis por descascar a semente. Normalmente, o pinhão é descascado utilizando a própria boca, uma faca ou outras ferramentas mais simples. Ao pressionar uma das pontas, a parte comestível deixa a casca.

O processo é o mesmo no equipamento desse modelo de utilidade. O pinhão é inserido na máquina e direcionado para dois cilindros, que comprimem uma de suas extremidades. A casca passa pelo vão dos cilindros e é descartada, enquanto a parte comestível é direcionada, através de uma calha, para o recipiente onde ela será armazenada.

Para obter mais informações acerca da tecnologia, os interessados podem entrar em contato com um dos pesquisadores através dos e-mails: nagaoka188@gmail.com ou fernandocbauer@gmail.com. Caso o interesse seja em comercializar o produto, envie um e-mail para sinova@contato.ufsc.br, com o número de identificação BR 20 2017 008019 1.

No Comments

Sorry, the comment form is closed at this time.