Produção de moléculas orgânicas a partir da biomassa

No dia 8 de setembro de 2022, o Diário Oficial da União (DOU) publicou o contrato de propriedade intelectual entre a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), com a pesquisa intitulada “Processo de produção de moléculas orgânicas a partir da biomassa”. Ao todo, são englobados cinco inventores – Ayla Sant’Ana da Silva, Elba Pinto da Silva Bon, Ricardo Sponsina Sobral Teixeira, Seung-Hwan Lee, Takashi Endo, sendo o último pesquisador da UFSC.

A pesquisa é participante do programa de Patentes Verdes, no qual, segundo o Governo Federal, “contribui para o combate às mudanças climáticas globais e visa a acelerar o exame dos pedidos de patentes relacionados a tecnologias voltadas para o meio ambiente”. Além disso, compreende quatro etapas:

(a) pré-tratamento contínuo de uma biomassa com líquidos iônicos em um misturador;
(b) hidrólise de biomassa pré-tratada;
(c) separação do xarope de açúcares do sólido residual não hidrolisado rico em lignina;
(d) fermentação do xarope de açúcares, onde a etapa (a) ocorre de forma contínua em um misturador, no qual uma razão de elevada de biomassa; líquido iônico é misturada possibilitando a atuação efetiva do líquido iônico na biomassa.

A imagem apresenta uma comparação resumida dos dados obtidos após a hidrólise enzimática das amostras pré-tratadas com as razões de bagaço.

No Comments

Sorry, the comment form is closed at this time.