Pesquisadores da UFSC desenvolvem simulador de ventiladores mecânicos das UTIs

O Instituto Nacional de Propriedade Industrial emitiu, no dia 16 de novembro, o registro de programa de computador para a “Plataforma SDVM”, desenvolvida por pesquisadores da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). O depósito do pedido de registro foi realizado pelo Departamento de Inovação (Sinova) no dia 10 de novembro.

Os ventiladores mecânicos são utilizados no tratamento de pacientes com insuficiência respiratória, quadro que se tornou ainda mais comum durante a pandemia de Covid-19, em pacientes com casos graves. O programa, que faz parte do projeto desenvolvido no doutorado em Ciências Médicas de Tatiana de Assis Girardi, foi criado por ela, por Daniel Girardi, professor do Centro Tecnológico, de Ciências Exatas e Educação (CTE) da UFSC Blumenau e por Jefferson Luiz Brum Marques, professor do Departamento de Engenharia Elétrica e do Instituto de Engenharia Biomédica da UFSC.

O programa de computador serve como um simulador de ventilação mecânica que permite visualizar a tela do ventilador, ajustar seus botões e visualizar quais alterações gráficas os ajustes geram. A simulação serve como uma maneira de aproximar os usuários daquilo que será encontrado durante a prática, no leito de uma UTI.

Para obter mais informações acerca da tecnologia, os interessados podem entrar em contato com um dos pesquisadores através dos e-mails:d.girardi@ufsc.br, jefferson.marques@ufsc.br ou taty.assis82@gmail.com. Caso o interesse seja em comercializar o produto, envie um e-mail para a SINOVA em sinova@contato.ufsc.br, com o número de identificação BR 51 2022 003124 8.

No Comments

Sorry, the comment form is closed at this time.