12 jan Laboratório da UFSC cria programa para visualizar dados de sobre qualidade do ar
O Instituto Nacional de Propriedade Industrial efetuou o registro do programa de computador para o RENOVAr, software desenvolvido no Laboratório de Controle da Qualidade do Ar da UFSC. O programa serve para armazenar leituras sobre a concentração de poluentes no ar realizadas por sensores de baixo custo.
O software pode também utilizar dados de outros sensores de variáveis ambientais, instalados em localidades remotas. A avaliação da qualidade do ar se faz cada vez mais importante para pensar políticas de tratamento, redução de poluentes e, até mesmo, para analisar os impactos na saúde das pessoas.
As informações são armazenadas em um banco de dados, organizadas e estruturadas por uma aplicação que as apresenta como mapas de concentração e gráficos de séries temporais. O programa funciona em conjunto com outras ferramentas também desenvolvidas pelo Laboratório de Controle da Qualidade do Ar da UFSC.
Para obter mais informações acerca da tecnologia, os interessados podem entrar em contato com um dos pesquisadores, pelos e-mails: fernando.campo@posgrad.ufsc.br ou leonardo.hoinaski@ufsc.br. Caso o interesse seja em comercializar o programa, envie um e-mail para a SINOVA, em sinova@contato.ufsc.br, com o número de identificação BR 51 2022 001115 8.
Sorry, the comment form is closed at this time.