Labtrans da UFSC registra programa de computador para criar projetos a partir de vias já existentes

Pesquisadores do Laboratório de Transportes e Logística da Universidade Federal de Santa Catarina (Labtrans/UFSC) desenvolveram software para criar projetos de vias por meio de informações levantadas em campo.

O “Restituidor as Built 2.0” faz o caminho inverso ao tradicional. Normalmente, o projeto é criado e colocado em prática na construção. Com o restituidor, é possível criar um projeto a partir de vias já construídas. Os dados podem ser coletados através de um GPS, câmeras, entre outros equipamentos. O traçado da via alimenta o restituidor, que gera arquivos digitais com tangentes, retas e curvas, informando o comprimento de cada parte, o raio das curvas e as subidas e descidas, por exemplo.
O programa é útil para gestores de rodovias e ferrovias, sejam eles órgãos públicos ou empresas privadas, para o planejamento da localização de aparelhos na estrada, como postos de pesagem, postos da Polícia Rodoviária Federal e demais equipamentos.

Para obter mais informações acerca da tecnologia, os interessados podem entrar em contato com os pesquisadores através do e-mail: amir.labtrans@gmail.com. Caso o interesse seja em comercializar o produto, envie um e-mail para a SINOVA em sinova@contato.ufsc.br, com o número de identificação BR 51 2022 001194 8.

No Comments

Sorry, the comment form is closed at this time.