
23 fev Parceria entre UFSC e Prefeitura de Florianópolis terá laboratório de inovação focado na utilização de rede 5G
A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e a Prefeitura de Florianópolis, assinaram na última sexta-feira, 17 de fevereiro, um convênio para o programa Living Lab 5G. A chamada pública fará a seleção de 10 soluções inovadoras, a serem testadas, que atendam aos desafios da cidade, como segurança pública, saneamento e mobilidade, utilizando rede 5G.
O projeto, que terá a duração de aproximadamente nove meses, iniciará suas atividades ainda em fevereiro e tem como objetivo a implantação de infraestrutura que atenda a nova tecnologia em uma região da cidade definida pela prefeitura. Ao final da iniciativa, as soluções implantadas serão avaliadas e, caso aprovadas, receberão um certificado de homologação valorizando e comprovando a eficiência de sua proposta.
O programa também viabilizará o acesso gratuito à rede 5G para as pessoas que vivem em regiões de vulnerabilidade na capital catarinense, a partir de redes wi-fi.
A Diretora de inovação em exercício da Sinova, Juliana Corrêa, participou do evento de abertura do programa e destacou que, “esse é outro projeto em que o conhecimento acadêmico será transformado em soluções para sociedade. Nesse caso, o desafio foi trazido pela Prefeitura de Florianópolis e a solução será validada por um ambiente de inovação (Living Lab), com uma metodologia do Grupo de pesquisa VIA Estação de Conhecimento EGC/UFSC. São as Hélices da Inovação em movimento em prol do desenvolvimento socioeconômico!”.
O que é a rede 5G?
Com uma cobertura mais ampla e eficiente, além de maiores transferências de dados, velocidades de conexão até 100 vezes maiores e mais usuários simultâneos conectados, a rede 5G é a quinta geração das redes móveis e o próximo passo evolutivo para a banda larga sem fio. Tendo como objetivo principal conectar ambientes por meio da Internet das Coisas (IoT), a rede 5G será essencial no futuro para possibilitar a criação de Cidades Inteligentes em todo o mundo.
Programa Living Lab 5G
O programa Living Lab 5G foi apresentado e aprovado pelo Conselho Municipal de Inovação, que é formado por mais de 30 membros representantes das quatro hélices – academia, governo, entidades e sociedade civil. O projeto contará com a metodologia de Living Lab do Grupo de Pesquisa e Extensão VIA Estação do Conhecimento (Departamento de Engenharia e Gestão do Conhecimento/UFSC), liderado pela professora Clarissa Stefani, e foi elaborado em conjunto com os consultores de Inovação, Thaís Nahas e Fernando Gomes.
Sorry, the comment form is closed at this time.