03 abr Pesquisadora da UFSC é destaque em prêmio nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação
Na última quinta-feira, 23 de março, a professora do Departamento de Física da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Debora Peres Menezes, foi a segunda colocada na categoria Ciências Exatas do Prêmio Confap de Ciência Tecnologia & Inovação – “Professora Odete Fátima Machado da Silveira”.
A premiação, que ocorreu durante o Fórum Nacional Confap, foi transmitida ao vivo pelo canal do YouTube da Agência Fapesp e pode ser assistida aqui.
Com o patrocínio da Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP/MCTI) e apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq/MCTI), o prêmio valoriza pesquisadores (as) que se destacaram em pesquisas científicas, tecnológicas e inovação, cujos resultados geraram conhecimento e beneficiaram, direta ou indiretamente, o desenvolvimento e o bem-estar da população brasileira.
Além dos troféus, Debora também recebeu um prêmio em dinheiro, no valor de seis mil reais, o qual pretende doar para o projeto Mulheres na Ciência.
Pesquisadora é a primeira mulher a presidir a SBF
Debora Peres Menezes tornou-se a primeira mulher a presidir a Sociedade Brasileira de Física (SBF), em 2021, e passará a atuar como diretora de Análise de Resultados e Soluções Digitais do CNPq. Na nova função, a pesquisadora afirma que quer estreitar os laços com as Fundações de Apoio à Pesquisa e construir parcerias que garantam um futuro para jovens cientistas.
Acesse o Notícias da UFSC e leia a matéria completa.
Aproveite para conhecer a chamada da Sinova que mapeia iniciativas de meninas e mulheres na ciência.
>> Chamada nº 2/2023 mapeia as diversas ações que promovem à sensibilização, o engajamento e a permanência de meninas e mulheres na ciência.
Sorry, the comment form is closed at this time.