Sinova integra o Grupo Gestor do Programa Florianópolis Cidade Criativa UNESCO da Gastronomia

A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), por meio do Departamento de Inovação (Sinova) da Pró-reitoria de Pesquisa e Inovação (Propesq), agora integra o grupo gestor do Programa Florianópolis Cidade Criativa UNESCO da Gastronomia. Contribuindo com o desenvolvimento socioeconômico e cultural de cidades criativas, inteligentes e sustentáveis, o Programa apoia iniciativas que promovem a economia criativa, alinhando-se com os 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas (ODS/ONU).

Em dezembro de 2014, a capital catarinense ingressou na Rede Mundial de Cidades Criativas UNESCO (UCCN) no campo criativo da Gastronomia. Formada por um grupo de 49 cidades do mundo, a Rede possui o propósito de impulsionar e promover a economia criativa, convergindo esforços para trabalhar dentro da cadeia produtiva, agregando valor, gerando riqueza e renda para Florianópolis e toda Santa Catarina.

Representando a UFSC na rede, Juliana de Souza Corrêa – Diretora de Inovação em exercício, e Liz Beatriz Sass – Professora da Pós-graduação em Direito e do Departamento de Direito da UFSC, se unem para estreitar os laços entre as organizações.

Para Juliana, a participação da Sinova contribuirá diretamente ao conectar a academia à economia criativa por meio da realização de eventos e atividades que promovam a integração entre estudantes, pesquisadores e empreendedores. Isso pode estimular a criação de novas ideias e soluções inovadoras, além de fomentar parcerias e colaborações que possam gerar benefícios para ambas as partes.  

Cidade Criativa UNESCO da Gastronomia

Abrangendo sete áreas criativas – artesanato e arte Popular, design, cinema, gastronomia, literatura, música e artes media -, a Rede Mundial de Cidades Criativas da Unesco une cidades que reconhecem e apoiam a criatividade como estratégia impulsionadora do desenvolvimento sustentável, por meio de parcerias mundiais.

O título Cidade Unesco da Gastronomia gera visibilidade internacional e tem potencial para incrementar o setor turístico-gastronômico local, contribuindo para o desenvolvimento socioeconômico e cultural da região.

No Comments

Sorry, the comment form is closed at this time.