10 maio Invenção garante produtos com atividade antimicrobianas essenciais para aplicações na área da saúde
O pedido de patente “Nanoemulsão de carvacrol visando a obtenção de um produto com atividade antimicrobiana”, depositado pela Sinova, foi publicado na Revista de Propriedade Intelectual (RPI), em março de 2023.
A invenção foi desenvolvida pelo Laboratório de Morfogênese e Bioquímica Vegetal (LMBV), do Departamento de Fitotecnia do Centro de Ciências Agrárias, em parceria com as empresas Nanoscoping Soluções em Nanotecnologia Ltda e a Quimsar Química Fina Ltda.
O trabalho compôs a tese de doutoramento da acadêmica Roniele Balvedi Iacovski Mibielli, junto ao Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia e Biociências (CCB-UFSC) e contou com a orientação do Prof. Dr. Marcelo Maraschin (LMBV-CCA/UFSC) e coorientação da Dra. Letícia Mazzarino (Nanoscoping Soluções em Nanotecnologia Ltda), especialista em nanotecnologia. Além destes, também participaram do desenvolvimento da invenção Rosendo Augusto Yunes e Pablo Yunes, da Quimsar Química Fina Ltda.
A invenção se refere a uma Nanoemulsão e nanoencapsulação do carvacrol que permite o desenvolvimento de um produto nanotecnológico de grande aplicabilidade. Com a invenção comprovada por meio de testes descritos na Norma Europeia 1040:2005, é possível produzir desinfetantes e/ou antissépticos de objetos e/ou superfícies inanimadas de aplicação geral, uso hospitalar, indústria alimentícias e afins, uso específico e, ainda, em objetos e ambientes relacionados à assistência à saúde.
Além disso, a partir da patente é possível obter um segundo produto nanotecnológico, denominado “Gel de nanoemulsão de Carvacrol”, com ação comprovada antimicrobiana, conforme descrito na Norma M2-A9 do Clinical and Laboratory Standards Institute (CLSI, 2006), desenvolvido por meio da incorporação da Nanoemulsão de Carvacrol a um polímero comercial.
Para obter mais informações sobre a patente, os interessados podem entrar em contato com os pesquisadores pelos e-mails: roniele.iacovski@gmail.com e m.maraschin@ufsc.br. Caso o interesse seja em comercializar a invenção, envie um e-mail para a SINOVA em sinova@contato.ufsc.br, com o número de identificação BR 10 2021 016905 2.
Sorry, the comment form is closed at this time.