Invenção auxilia operadores com sistema dinâmico para debaste

O pedido de patente “Sistema dinâmico para debaste e polimento de superfícies  externas e internas”, depositado pela Sinova, foi publicado na Revista de Propriedade Intelectual, em março de 2023.

Criada pelo Núcleo de Desenvolvimento Integrado de Produtos (NeDIP), do Departamento de Engenharia Mecânica da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), a invenção se trata de um mecanismo dinâmico e automatizado que realiza lixamento, debaste e polimento, por meio de lixa em cinta.

A invenção foca no problema do debaste de superfícies internas de cavidades e dutos estreitos nos quais operadores apresentam dificuldades no acesso, trabalho em posição não ergonômica, além do alto custo das soluções já existentes, EPIs e altos índices de afastamento de trabalho devido à saúde.

O sistema da invenção apresenta uma viga que sustenta a cinta e permite o processamento de grandes superfícies, mesmo internas a cavidades. Pelas características do mecanismo dinâmico proposto, obtém-se uma grande capacidade de processamento com uma estrutura, em comparação a máquinas equivalentes: mais leve, de menor custo, além de manutenção e operação menos complexa.

Dessa forma, a invenção não só garante a qualidade e padronização no processamento, como o sistema apresenta mecanismo adicional de fixação interna a cavidades, de forma que a viga seja bi-apoiada.

Para obter mais informações sobre a patente, os interessados podem entrar em contato com os pesquisadores pelo e-mail: fernandes.r@ufsc.br. Caso o interesse seja em comercializar a invenção, envie um e-mail para a SINOVA em sinova@contato.ufsc.br, com o número de identificação BR 10 2021 017817 5.

No Comments

Sorry, the comment form is closed at this time.