13 jun CNPq lança chamada para apoio de projetos ligados a produção científica brasileira na Antártica
O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) torna pública a “Chamada CNPq/MCTI/FNDCT nº 08/2023 – Apoio à Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação relacionados à Antártica – PROANTAR”.
Com inscrições até 28 de julho, a chamada apoia projetos de pesquisa científica, tecnológica e em inovação, multi e interdisciplinares e multi-institucionais, com incentivo à cooperação internacional, no âmbito do Programa Antártico Brasileiro – PROANTAR. Os projetos selecionados devem contribuir significativamente para a produção científica brasileira de qualidade, para a geração de conhecimentos científicos, tecnológicos e em inovação relacionados à Antártica.
Os interessados em participar da chamada, podem se inscrever em uma das seis Linhas de pesquisa que contemplam:
- Linha 1 – Criosfera, dinâmica atmosférica e mudanças climáticas: projetos que contemplem o papel da criosfera no sistema terrestre e suas interações com a América do Sul ou dinâmica da média e alta atmosfera na Antártica, interações com o geoespaço e as conexões com a região tropical sul-americana ou mudanças climáticas e o oceano austral.
- Linha 2 – Biodiversidade antártica: projetos que contemplem a biodiversidade antártica, o impacto das mudanças climáticas e conexões com América do Sul e Ártico.
- Linha 3 – Geodinâmica, Química dos Oceanos e Poluição Marinha: projetos que contemplem a geodinâmica e história geológica da Antártica e suas relações com a América do Sul ou a química dos oceanos, geoquímica marinha e poluição marinha.
- Linha 4 – Ciências Humanas e Sociais, e Saúde Polar: projetos que contemplem as ciências humanas e sociais ou a biologia humana e saúde polar.
- Linha 5 – Projetos de Grupos de Pesquisa Emergentes: projetos que contemplem ao menos um dos tópicos das linhas anteriores, cujo coordenador tenha obtido o título de doutor a partir de 2012.
- Linha 6 – Comunicação Pública: projetos que contemplem a comunicação pública e difusão científica.
Os interessados em participar devem, obrigatoriamente: a) ter seu currículo cadastrado na Plataforma Lattes, atualizado até a data limite para submissão da proposta; b) possuir o título de Doutor; c) ser o coordenador do projeto; d) ter vínculo celetista ou estatutário com a instituição de execução do projeto.
A proposta aprovada será financiada com recursos no valor de R$ 30 milhões de reais, oriundos do Termo de Execução Descentralizada (TED) Nº 1433/22 firmado entre o CNPq e a Finep/FNDCT, liberados em três parcelas nos anos de 2023, 2024 e 2025.
As propostas devem ser encaminhadas ao CNPq, exclusivamente via Internet, utilizando o Formulário de Propostas online, disponível na Plataforma Integrada Carlos Chagas. Em caso de dúvidas, o CNPq disponibiliza o e-mail atendimento@cnpq.br e o telefone (61) 3211-4000, para demais esclarecimentos.
Sobre o Programa Ciência Antártica
A “Chamada CNPq/MCTI/FNDCT nº 08/2023” visa atender os objetivos do Programa Ciência Antártica para o Brasil e contribuir para a implementação da Década da Ciência Oceânica das Nações Unidas para o Desenvolvimento Sustentável, ambas ações coordenadas pelo MCTI.
O Programa Ciência Antártica do MCTI tem por objetivo desenvolver pesquisas de excelência sobre a região antártica e suas conexões com o Oceano Atlântico e a América do Sul, assegurando a permanência do Brasil como membro consultivo do Tratado da Antártica. O Programa visa produzir e gerir o conhecimento; apoiar a interface entre políticas públicas e o conhecimento científico; promover a divulgação da ciência; e estabelecer parcerias nacionais e internacionais para o desenvolvimento da ciência.
Sorry, the comment form is closed at this time.