30 jun Sinova participa do Summit Cidades 2023 com apresentações, pitchs e inovações desenvolvidas na UFSC
Entre os dias 26 e 28 de junho, a Sinova participou do Summit Cidades 2023, evento que reuniu gestores públicos, prefeitos, empreendedores e pesquisadores no maior encontro de cidades inteligentes de Santa Catarina.
Propiciando um ambiente de discussão para a educação de qualidade, a Sinova ocupou o Espaço Academy, um ambiente que possibilitou que pesquisadores apresentassem seus trabalhos com foco nas principais tendências para a implantação de Cidades Inteligentes.
Destacando a troca de experiências e o intercâmbio de informações entre os participantes da conferência, o Academy também apresentou inovações focadas em atividades que auxiliam no desenvolvimento e aprendizagem de temas como Propriedade Intelectual, jogos para a educação especial, e desafios para trajetórias escolares e profissionais.
Além do espaço Academy, a Sinova organizou um pitch com professores UFSC no FEPESE EXPERIENCE. O painel focava na apresentação de ideias e soluções que vêm sendo desenvolvidas dentro dos cinco campi da UFSC. Durante a rodada de pitch, temas como sustentabilidade, divulgação científica, qualidade da rede de ensino pública, transformação digital no turismo, segurança, entre outros, foram apresentados ao ecossistema, visando uma aproximação entre a academia e o mercado.
A técnica do laboratório de física da UFSC Blumenau, Maryah Elisa Morastoni Haertel, apresentou o “Sistema Óptico de Segurança”, que atua na identificação e notícias de pessoas, objetos de interesse e comportamentos fora do contexto escolar. Com características que mapeiam macros problemas e oferece respostas rápidas e caráter ostensivo a solução conta com compatibilidade com câmeras já existentes, pouca influência no cotidiano escolar, rápida tomada de decisão e identificação de tipos de violência não compatíveis com o ambiente escolar.
Tá sendo uma experiência diferente estar no Summit Cidades. É completamente diferente, por exemplo, de dar um pitch sobre seu projeto. Estamos acostumados com a parte acadêmica, mas mostrar em um evento e ter uma troca com outros professores e empresas é uma oportunidade de ouro. – Destacou.
O professor Paulo Horta trouxe para o evento o SUSA, uma solução focada na saúde ambiental e na geração de renda. Por meio do programa “Ecoando Sustentabilidade” é possível definir os limites da sustentabilidade com soluções baseadas na natureza e que resolvam tanto os problemas ambientais e climáticos, quanto auxiliem na geração de emprego e renda, além da integração com o meio ambiente regional.
A gente falou um pouquinho sobre o que é o SUSA, um Sistema Único de Saúde Ambiental para fazer um grande diagnóstico de como estão a saúde dos ecossistemas, dos ambientes e dos nossos territórios. Esperamos que esse processo de diagnóstico nos indique o melhor tratamento já que devemos considerar a saúde um direito de todos, inclusive da natureza. E, para isso, apresentamos uma ideia sobre como resolver o problema de saúde devido à falta de saneamento básico. Creio que com a produção de algas, tratamento de esgoto e produção de biocombustível conseguimos encontrar um norte para essas e outras pesquisas que saem da nossa Universidade.
Acompanhe as redes sociais da Sinova e confira os melhores momentos do Departamento de Inovação da UFSC no Summit Cidades.
Sorry, the comment form is closed at this time.