06 jul Em parceria com a Universidade Estadual de Maringá (UEM), modelo de utilidade auxilia na análise das propriedades mecanocalóricas de materiais de refrigeração
O Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) publicou o pedido de patente do modelo de utilidade “Equipamento para medição do efeito mecanocalórico compressivo” na Revista de Propriedade Intelectual em maio de 2023.
A parceria entre Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e Universidade Estadual de Maringá (UEM) conta com pesquisas ligadas ao Laboratório de pesquisa em Refrigeração e Termofísica (Polo UFSC) e foca em um modelo de utilidade que se enquadra no campo técnico das Indústrias de Transformação, no âmbito da Fabricação de Máquinas e Equipamentos.
A invenção se trata de um equipamento para análise das propriedades mecanocalóricas de materiais poliméricos, hidrocarbonetos, compósitos, cristais plásticos, entre outros.
Os atuais sistemas de refrigeração por compressão mecânica de vapor possuem baixa eficiência energética e, por isso, demandam uma elevada quantidade de energia para operarem, além de utilizarem fluidos refrigerantes que podem ser nocivos ao meio ambiente. Para enfrentar esse problema, pesquisas vêm sendo desenvolvidas para a busca por uma solução alternativa aos compressores que seja mais eficiente e ambientalmente amigável.
Buscando selecionar a não existência de equipamentos capazes de efetuar a medição do efeito barocalórico em materiais poliméricos, hidrocarbonetos, compósitos, cristais plásticos, entre outros, o modelo de utilidade possui um conjunto para aplicação de pressão, que propicia compressão adequada para o desenvolvimento do ensaio com mínima interferência de seus aspectos mecânicos. O modelo possui um sistema de controle de parâmetros, capaz de fornecer as condições ideais de monitoramento e armazenamento dos dados desejados durante a análise, como temperatura, tempo, pressão aplicada, deslocamento e fluxo de calor.
Para obter mais informações sobre o modelo de utilidade, os interessados podem entrar em contato com os pesquisadores pelo e-mail: jrb@polo.ufsc.br. Caso o interesse seja em comercializar o modelo, envie um e-mail para a Sinova em sinova@contato.ufsc.br, com o número de identificação BR 20 2021 021907 1.
Sorry, the comment form is closed at this time.