Invenção auxilia na proteção e reencape seguro de agulhas odontológicas

O Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) publicou a patente “Sistema de segurança auxiliar na proteção e reencape seguro de agulha de seringa odontológica” na Revista de Propriedade Intelectual, em maio de 2023.

Desenvolvida pelo Departamento de Expressão Gráfica do Centro de Comunicação e Expressão (EGR/CCE), a invenção se refere a um dispositivo de segurança para proteção e reencape seguros de uma seringa odontológica visando a prevenção de acidentes envolvendo perfuração.

Os acidentes com agulhas são um problema recorrente em profissionais da área da saúde, já que as exposições percutâneas são os maiores responsáveis pela transmissão ocupacional de infecções sanguíneas nestes profissionais. O objetivo da invenção é auxiliar na proteção de agulhas odontológicas contribuindo para a prevenção de acidentes e possíveis infecções ocupacionais causadas pela perfuração do profissional dentista por uma agulha contaminada da seringa odontológica.

Por meio de seu dispositivo de segurança a invenção possibilita o seguro acondicionamento da agulha com apenas uma das mãos do dentista, não a deixando exposta na mesa auxiliar durante o procedimento. Também auxilia no descarte correto do lixo perfurocortante. Com o uso do dispositivo não é preciso “pescar” (técnica da cureta) a capa protetora da agulha toda vez que se decide deixá-la na mesa auxiliar.

Para obter mais informações sobre a patente, os interessados podem entrar em contato com os pesquisadores pelo e-mail: eugenio.merino@ufsc.br. Caso o interesse seja em comercializar o modelo, envie um e-mail para a Sinova em sinova@contato.ufsc.br, com o número de identificação BR 10 2021 023188 2.

No Comments

Sorry, the comment form is closed at this time.