Dispositivo desenvolvido pelo Laboratório POLO auxilia na troca de fluxo térmico e é ideal para refrigerar ou aquecer ambientes

O Instituto Nacional da Propriedade Industrial publicou, em maio de 2023, na Revista de Propriedade Intelectual a patente “Unidade magnetocalórica”.

A invenção é uma parceria do Laboratório de Pesquisa em Refrigeração e Termofísica (POLO), com a Companhia de Desenvolvimento de Minas Gerais – CODEMGE (BR/MG) e se caracteriza como um dispositivo inovador para a geração de um fluxo térmico através do efeito magnetocalórico, o qual pode ser utilizado para refrigerar ou aquecer ambientes.

A solução se enquadra no campo de novas tecnologias de aquecimento e refrigeração, propondo uma alternativa aos métodos convencionais utilizados para tais finalidades, majoritariamente por meio da compressão mecânica de fluidos refrigerantes. Como uma tecnologia mais limpa e de menor impacto ambiental, e dada a reversibilidade do efeito térmico motriz para tais sistemas, as soluções que operam com essa tecnologia tem potencial para serem mais eficientes.

Seu sistema é composto por pelo menos um circuito magnético, segmentos de ímã permanente, quatro regeneradores magnético – ativos, compostos por uma pluralidade de materiais magnetocalóricos arranjados em múltiplas camadas, pelo menos um trocador de calor quente e pelo menos um trocador de calor frio, um sistema de gerenciamento hidráulico, um sistema de gerenciamento magnético e um sistema de controle do acoplamento dos perfis magnético e hidráulico. 

Para obter mais informações sobre a patente, os interessados podem entrar em contato com os pesquisadores pelo e-mail: jrb@polo.ufsc.br. Caso o interesse seja em comercializar o modelo, envie um e-mail para a Sinova em sinova@contato.ufsc.br, com o número de identificação BR 10 2021 023316 8.

No Comments

Sorry, the comment form is closed at this time.