26 jul UFSC, UFPE e IFPE firmam contrato de propriedade intelectual de modelo de utilidade que auxilia pessoas com limitações musculares nos membros superiores
A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco (IFPE), firmam contrato de regulamentação de titularidade e o reconhecimento mútuo de direitos e obrigações relativos ao uso, manutenção e regras gerais de licenciamento do ativo de propriedade intelectual.
O contrato é relativo à patente “Adaptador multiuso, para pessoas com limitação muscular e comprometimento articular dos membros superiores”, depositada em maio de 2022, junto ao Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI), sob o número BR 20 2022 010483 8.
A invenção descreve um adaptador universal confeccionado, preferencialmente, por meio de processos de manufatura aditiva (impressão 3D) utilizando-se de filamentos poliméricos. O adaptador é constituído de um corpo e um conjunto de buchas de redução com variações de encaixe para diferentes tipos de objetos a serem manipulados por pacientes com rigidez muscular nas mãos.
A impressão 3D permite fazer adaptações com medidas exatas, o que traz a vantagem de simplicidade do projeto, baixo custo, personalização das dimensões da adaptação para oferecer conforto, estética, higiene e integridade dos tecidos moles das mãos dos usuários.
A invenção conta com pesquisadores das três instituições e, na UFSC, é desenvolvida pelo Departamento de Expressão Gráfica do Centro de Comunicação e Expressão (CCE). O documento foi publicado no Diário Oficial da União (DOU) em 5 de julho de 2023.
Sorry, the comment form is closed at this time.