28 jul Cientistas da UFSC publicam internacionalmente resultados de pesquisa de uso de anti-inflamatório para tratamento de doenças
Realizado por cientistas da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), um estudo apresenta, de forma inédita, um novo potencial de uso para o furoato de mometasona. O anti-inflamatório, da classe dos corticoides, é muito utilizado em tratamento de doenças respiratórias como rinite e asma, além de problemas na pele como: dermatites – com aplicação local em forma de sprays nasais, cremes ou pomadas.
A pesquisa foi desenvolvida pelo Laboratório de Investigação de Doenças Crônicas (LIDoC), sob a coordenação do Prof. Dr. Alex Rafacho do Departamento de Ciências Fisiológicas da UFSC. O trabalho também faz parte da pesquisa de doutorado de Priscila Laiz Zimath, estudante do Programa de Pós-Graduação em Farmacologia da UFSC.
Pela primeira vez os pesquisadores da UFSC demonstraram a possibilidade de uso no formato oral ou por injeção, de maneira que seja absorvido pelo intestino e se espalhe pelo corpo. Realizados em células e em animais, os estudos indicam que o anti-inflamatório pode ser uma opção para o tratamento de inflamações intestinais, por exemplo, apresentando os mesmos benefícios e menores efeitos colaterais que outros corticoides.
O trabalho envolveu também o uso de nanotecnologia e teve seus resultados publicados em dois antigos, nas revistas internacionais Biochemical Pharmacology e Drug Delivery and Translational Research.
Saiba mais em Notícias da UFSC.
Sorry, the comment form is closed at this time.