31 jul Solução atua no tratamento de infecções causas por amebas e auxilia na limpeza de materiais para visão
O Instituto Nacional da Propriedade Industrial publicou, em junho de 2023, na Revista de Propriedade Intelectual, a patente “Uso de compostos de cobre como amebicidas e composição farmacêutica”.
A invenção, desenvolvida pelos Departamentos de Química e Análises Clínicas da UFSC, se refere ao uso de compostos de coordenação, mais especificamente de metais de transição, e ainda daqueles contendo átomos de cobre nos seus diversos estados de oxidação, para o tratamento das infecções causadas por amebas de vida livre do gênero Acanthamoeba, agente causador da ceratite amebiana.
Acanthamoeba spp. são protozoários presentes nos mais diferentes nichos, podendo ser encontrados sob a forma livre de trofozoítos e cistos, os quais podem causar infecções em seres humanos, como a ceratite amebiana. Embora existam opções de tratamento para estas infecções, os agentes terapêuticos são inespecíficos, de uso prolongado e, quando utilizados em combinação, podem causar efeitos adversos graves.
Tendo em vista as complicações que estas infecções podem causar e que podem levar a necessidade de transplantes de córnea e, até mesmo, a morte, foram desenvolvidas alternativas terapêuticas para auxiliar no tratamento.
A invenção visa disponibilizar novos compostos altamente ativos contra as formas de vida de Acanthamoeba spp., podendo ser utilizado pela indústria farmacêutica em soluções multipropósito. A invenção pode ser aplicada na limpeza de estojos e lentes de contato, além de formulações de uso externo (colírios, pomadas, pós, unguentos, etc) ou internos (comprimidos, soluções, injetáveis, etc.) para o tratamento de infecções causadas por tais parasitas.
Para obter mais informações sobre a patente, os interessados podem entrar em contato com os pesquisadores pelo e-mail: christiane.horn@ufsc.br. Caso o interesse seja em comercializar a invenção, envie um e-mail para a Sinova em sinova@contato.ufsc.br, com o número de identificação BR 10 2021 024794 0.
Sorry, the comment form is closed at this time.