04 set Cientistas do grupo “Meninas na Ciência” da UFSC descobrem oito possíveis asteroides durante competição do MCTI e da NASA
Cinco meninas e mulheres, estudantes do Ensino Fundamental, Médio e de Graduação, foram responsáveis por descobrir oito asteroides preliminares no programa nacional de Caça Asteroides MCTI, uma parceria entre o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação com o International Astronomical Search Colloboration (IASC) da NASA, a agência espacial norte-americana.
Ana Lindsey, Ana Isadora, Vanessa, Helen e Rafaella fazem parte do projeto de extensão “Meninas na Ciência” da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Formado por cientistas de 14 a 22 anos, o grupo participou de duas competições, entre julho e agosto de 2023, no qual durante a campanha nacional do MCTI, um asteroide foi descoberto e classificado como identificação preliminar, e na campanha internacional da NASA, outros sete foram encontrados.
Para auxiliar na busca por asteroides, o projeto promoveu aulas de treinamento presencial e reunião de grupo, além de fornecer todo material de apoio e comunicação para facilitar o desenvolvimento das competências. Durante o treinamento, as cientistas puderam aprender a realizar a identificação dos objetos astronômicos, além de elaborar e enviar os relatórios com possíveis asteroides encontrados. Todo treinamento foi conduzido pela professora do Departamento de Física (FSC/CFM/UFSC), Gabriela Kaiana Ferreira, e pelas bolsistas do curso de Física, Caroline Conti e Julia Medeiros.
Caso sejam confirmadas as detecções preliminares, após a validação, numeração e catalogação pelos grupos responsáveis, as alunas terão a oportunidade de sugerir nomes aos asteroides que encontraram para a entidade responsável por fazer o anúncio oficial quando há comprovação. O processo deve levar de três a cinco anos para ser concluído.
Sobre o projeto “Meninas na Ciência”
Desenvolvendo uma série de atividades que trabalham na divulgação científica e no combate a preconceitos e estereótipos sobre a presença de mulheres nas ciências exatas, o projeto “Meninas na Ciência” atua no treinamento e organização de equipes para a participação na competição de Caça Asteroides.
Possibilitando que as alunas possam realizar contribuições, além de aprenderem sobre astronomia, na prática, o projeto também busca divulgar as possibilidade profissionais de carreiras nas ciências exatas, engenharias e tecnologias para meninas e mulheres, oportunizando o contato com a prática científica e desenvolvendo habilidade que assegurem condições de igualdade de gênero.
Mapeamento da Sinova e da Propesq busca iniciativas de meninas e mulheres na ciência
A chamada nº 2/2023 – Propesq/Sinova busca professores (docentes) e técnico-administrativos que possuam ações que promovem a sensibilização, o engajamento e a permanência de meninas e mulheres na ciência. De fluxo contínuo, a partir do mapeamento a Rede Ciência, Tecnologia, Inovação e Empreendedorismo UFSC Mulheres (Rede CTIE UFSC Mulheres) foi formada e busca impulsionar as ações realizadas, compartilhar experiência e contribuir para o protagonismo feminino.
Se você tem alguma iniciativa, inscreva-se pelo formulário.
Com informações do Notícias da UFSC.
Sorry, the comment form is closed at this time.