Aluno da UFSC apresenta à Unesco aplicativo que previne a dengue por meio de Inteligência Artificial

O estudante de Ciências da Computação da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Pedro Philippi Araujo, foi convidado pela Unesco para apresentar um projeto e a sua experiência de aprender Inteligência Artificial no Digital Learning Week 2023, em Paris, que aconteceu entre 4 e 7 de setembro. Ele desenvolveu um app de prevenção à dengue por meio do reconhecimento de padrões complexos em imagens. O projeto do estudante é orientado pela professora do departamento de Informática e Estatística, Christiane Gresse von Wangenheim, em cooperação com o professor Carlos José de Carvalho Pinto, do Departamento de Microbiologia, Imunologia e Parasitologia.

Assista à transmissão no YouTube da apresentação do projeto no Digital Learning Week 2023.

O acadêmico, que é bolsista do Computação na Escola (onde o projeto foi realizado) pelo Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (Pibic), trabalhou no app XôDengue, utilizado para a classificação de imagens de larvas de mosquitos usando Deep Learning – um método em Inteligência Artificial que ensina os computadores a processar dados de uma maneira inspirada no cérebro humano. Alinhado às metas de sustentabilidade da Unesco, o app tem o objetivo de auxiliar na prevenção da dengue, permitindo tirar fotos de uma larva de mosquito encontrada em casa e, usando Deep Learning, classificá-la. Atualmente, o mecanismo permite classificar larvas de Aedes aegypti, Aedes albopictus e Culex.

O app já foi desenvolvido e está em fase de finalização, com lançamento previsto inicialmente para Android. O produto já recebeu uma menção honrosa no App Inventor Appathon (EUA), organizado pela App Inventor Foundation, dos Estados Unidos.

Com informações do Notícias da UFSC.

No Comments

Sorry, the comment form is closed at this time.