Ministério da Saúde divulga oportunidade para projetos que utilizem IA para melhorias da saúde pública. Inscreva-se até 17 de novembro

Até 17 de novembro estão abertas as inscrições para o “Programa Grand Challenges Brasil”, em parceria com a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), Ministério da Saúde, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – CNPq, e a Fundação Bill & Melinda Gates.

O edital é resultado de uma parceria entre a Fundação Bill & Melinda Gates e os parceiros do Grand Challenges (GC), que discutem em conjunto a necessidade de uma abordagem equitativa e responsável para o uso de IA e, especificamente, de Modelos de Linguagem Ampla (LLMs) em países de renda baixa e média. O edital é um esforço colaborativo para identificar oportunidades, estimular a criatividade, a energia e as habilidades que pesquisadores, implementadores, governos e parceiros técnicos podem trazer para a solução de desafios específicos em seus países e regiões por meio de LLMs.

Acesse o edital completo aqui!

Ao todo são cinco linhas que buscam abordagens inovadoras para o uso de LLMs que promovam a saúde pública global:

 

  • Linha 1: Suporte a decisões clínicas
  • Linha 2: Saúde Pública e formulação de políticas públicas
  • Linha 3: Suporte para profissionais de saúde da linha de frente
  • Linha 4: Comunicações de saúde e trajetórias dos pacientes
  • Linha 5: Fortalecimento dos sistemas de saúde

 

As submissões podem ser feitas até 23h59, horário de Brasília, e as propostas devem contar com a participação de pesquisadores de instituições brasileiras ativamente envolvidas em projetos de inovação e produção de conhecimento local, sem se restringir à mera aplicação de ferramentas já existentes. As propostas também devem estar inseridas nas prioridades das políticas nacionais do Complexo Econômico-Industrial da Saúde, produção local e inovação para atender às demandas do SUS e de Saúde Digital.

O financiamento é de até R$ 500.000,00, para cada um dos cinco projetos selecionados, fornecido a organização, com um prazo de até 12 meses, totalizando um investimento de R$ 2,5 milhões. 

Com informações do Ministério da Saúde e do Portal Fiocruz.

No Comments

Sorry, the comment form is closed at this time.