Sinova e UFSC são destaque no Prêmio de Inovação Catarinense e Pesquisa Fapesc

Na última segunda-feira, 30 de outubro, a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) foi reconhecida na cerimônia dos “Prêmios Inovação Catarinense – Professor Caspar Erich Stemmer e Pesquisa Fapesc”. A premiação, concedida pela Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc), reuniu pesquisadores, inovadores e empreendedores para reconhecer quem vem estimulando o crescimento do ecossistema regional de inovação.

Representando a UFSC e o Departamento de Inovação (Sinova), o prêmio “Agente de Inovação” foi entregue à Clarissa Stefani Teixeira, diretora de inovação da Sinova e professora do Departamento de Engenharia do Conhecimento (EGC). Com mais de 200 artigos publicados e sendo revisora de 20 periódicos nacionais e internacionais, Clarissa tem experiência na concepção e gestão de projetos, atuando diretamente com agências de fomento e financiamento.

“Queremos ampliar ainda mais a rede e o ecossistema de inovação de Santa Catarina. O trabalho que desenvolvemos na UFSC, tanto no setor acadêmico quanto no Departamento de Inovação, foca exatamente nisso. Com a nossa participação ativa e com programas e projetos que auxiliam nossos estudantes neste caminho, reforçamos também os conhecimentos de todo o país” – destaca Clarissa. 

Além dela, dois estudantes da UFSC foram reconhecidos por sua atuação no ecossistema, na categoria “Estudante Universitário(a) Inovador(a): Dimas Rafael Broering, de Engenharia Eletrônica, e Mariana Rodrigues Marcelino, de Arquitetura e Urbanismo, representaram a UFSC.

Confira outros prêmios da UFSC:

Acadêmico

  • Marco Shizuo Owatari (Ciências Agrárias)
  • Marcelo Menezes Morato (Engenharias)

Jovem Pesquisador

  • Natan Padoin (Engenharias)

Pesquisador Destaque

  • João Borges Laurindo (Ciências Agrárias);
  • Sergio Ricardo Floeter (Ciências Biológicas);
  • Antonio Luiz Braga (Ciências Exatas e da Terra);
  • Ilse Maria Beuren (Ciências Sociais Aplicadas);
  • Antonio Pedro Novaes de Oliveira (Engenharias).

Prêmio de Inovação Catarinense

Com recorde de inscrições, superando 2022, este ano o “Prêmio de Inovação Catarinense” recebeu 272 candidaturas. O prêmio foi criado pela Lei Catarinense de Inovação e dispõe sobre incentivos à CTI no ambiente produtivo, permitindo o equilíbrio regional e o desenvolvimento econômico e social sustentável do Estado. Organizado pela Fapesc, a premiação homenageia a memória do Professor Caspar Erich Stemmer, personalidade catarinense de destaque nacional no desenvolvimento da CTI.

Prêmio de Pesquisa Fapesc

Reconhecidos em março deste ano, 21 pesquisadores receberam o prêmio que homenageou o naturalista Fritz Müller, cujo bicentenário de nascimento completou 200 anos em 2022. O Prêmio de Pesquisa Fapesc reconheceu pesquisadores renomados, que contribuíram de forma significativa para pesquisa científica e tecnológica, a formação de recursos humanos nas suas áreas de conhecimento e para o avanço do ecossistema em Ciência, Tecnologia e Inovação (CTI) em Santa Catarina.

Com informações do Notícias da UFSC.

No Comments

Sorry, the comment form is closed at this time.