UFSC Joinville garante prêmio no Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) por trabalho sobre biodiesel

No mês de outubro, em São José dos Campos, a estudante Julia de Rezende Mattos do curso de Engenharia Ferroviária e Metroviária da UFSC Joinville, participou do Encontro de Física do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) e garantiu o prêmio de melhor trabalho apresentado como pôster.

Orientado pelos professores Diego Duarte e Rafael Catapan, o trabalho “Os efeitos da geometria do reator e do uso de cosolventes na síntese de biodiesel por rota catalítica assistida por plasma”, faz parte do projeto Intensificação do processo de produção de biodiesel a partir de rota catalítica assistida por plasma.

No trabalho premiado, Julia justifica que diversas abordagens são empregadas para lidar com o problema do óleo e metanol, que não se misturam bem, incluindo métodos de agitação, ajuste na temperatura e o uso de co-solventes. Pensando nisso, a estudante investigou o uso de acetona como co-solvente e diferentes designs de reatores de plasmas que pudessem aprimorar a mistura de reagentes e facilitar a produção de biodiesel.

O estudo também destacou outro aspecto dessa tecnologia, sua possibilidade de utilização de óleos residuais como matéria-prima para biodiesel. O processo que está sendo estudado na UFSC proporciona uma abordagem mais econômica, além de favorecer a eliminação de resíduos descartados de forma inadequada, causando impactos prejudiciais ao ecossistema.

Acesse o resumo nos anais do evento aqui!

Com informações do Notícias da UFSC.

No Comments

Sorry, the comment form is closed at this time.