Tecnologia desenvolvida por universidades brasileiras detecta precocemente novos casos de Covid-19

O Instituto Nacional da Propriedade Industrial publicou, em julho de 2023, na Revista de Propriedade Intelectual, a patente de invenção “Peptídeos sintéticos, Kit, Método de Diagnóstico da Covid-19 e usos”. A patente, depositada em dezembro de 2021, é uma parceria entre a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e Fundação Educacional de Criciúma da Universidade do Extremo Sul Catarinense (FUCRI/UNESC).

A tecnologia se trata de peptídeos sintéticos desenhados por bioinformática como epítopos conformacionais da proteína spike (S) e da proteína do nucleocapsídeo (N) do vírus SARS-CoV-2, e de seu uso como antígeno em ensaio ELISA frente a amostras de pacientes com Covid-19. Além disso, a tecnologia também se refere a um kit contendo os referidos peptídeos e o método de diagnóstico para a doença, baseado na exposição das amostras a esses antígenos.

Nos últimos anos a Covid-19 trouxe perdas significativas tanto para a vida humana quanto em impactos econômicos. Buscando desenvolver estratégias para conter a disseminação do vírus, testes de diagnóstico têm sido uma boa estratégia de linha de frente para reconhecimento de pessoas infectadas e para conter a propagação do coronavírus.

Por meio de testes sorológicos é possível avaliar a população exposta e determinar a heterogeneidade da resposta imune humoral, bem como sua duração. A detecção precoce da infecção auxilia na busca por terapias adequadas e diminui os riscos de novos surtos da doença. A tecnologia se diferencia das demais por seus peptídeos que detectam anticorpos contra o SARS-CoV-2, garantindo alta sensibilidade e especificidade nas análises.

Para obter informações sobre a tecnologia, os interessados podem entrar em contato com os pesquisadores pelo e-mail: posenq@contato.ufsc.br. Caso o interesse seja em comercializar o programa, envie um e-mail para a Sinova em: sinova@contato.ufsc.br, com o número de identificação BR 10 2021 026627 9. 

No Comments

Sorry, the comment form is closed at this time.