Invenção desenvolvida no HU/UFSC aumenta a precisão e segurança na retirada de tumores cutâneos

Em julho de 2023, o Instituto Nacional da Propriedade Industrial publicou a patente “Composição marcadora de pele”, na Revista de Propriedade Intelectual. Desenvolvida no Hospital Universitário da Universidade Federal de Santa Catarina (HU/UFSC), a invenção se refere a marcadores ecogênicos que auxiliam na marcação e delimitação de tumores cutâneos utilizados em associação com ultrassom de alta frequência.

O marcador permite a delimitação lateral dos tumores cutâneos com uso de marcador radiopaco, que seja hiperecogênico ao ultrassom. Além disso, faz sombra acústica de modo que, se toda a lesão estiver dentro dos limites demarcados, é possível aumentar a precisão e segurança para retirada dos tumores, evitando comprometimento de margens recidivas.

A técnica de imagem ultrassônica tem muitas utilidades e a tecnologia é destaque em aplicações de imagens médicas, já que seus procedimentos de ultrassom diagnóstico são seguros, aceitáveis para os pacientes e mais baratos que outras tecnologias de imagem digital. Por meio dos instrumentos amplamente disponíveis, as imagens são produzidas em tempo real.

Para obter informações sobre a tecnologia, os interessados podem entrar em contato com os pesquisadores pelo e-mail: gep.huufsc@ebserh.gov.br. Caso o interesse seja em comercializar o programa, envie um e-mail para a Sinova em: sinova@contato.ufsc.br, com o número de identificação BR 10 2021 026426 8.

No Comments

Sorry, the comment form is closed at this time.