05 dez XV Expolouro apresenta soluções e ideias de estudantes da primeira fase do curso de Engenharia de Controle e Automação
Nesta segunda-feira (4), das 10h às 12h, aconteceu a XV Expolouro – Feira de Exposição Projetos dos (as) Calouros (as), evento promovido pelo curso de graduação em Engenharia de Controle e Automação da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Organizado pelos docentes: Felipe Gomes de Oliveira Cabral e Hector Bessa Silveira, do Departamento de Automação e Sistemas, a feira é voltada para estudantes de graduação, pós-graduação, professores e comunidade externa.
A Expolouro é um evento que acontece todo final de semestre com alunos(as) da disciplina de “Introdução à Engenharia de Controle e Automação”, da 1ª fase do curso, no qual os(as) estudantes buscam identificar problemas do dia a dia que acham relevantes e que podem auxiliar na inclusão social de diversas formas.
O Prof. Dr. Hector Bessa Silveira destacou que, para este semestre, a Expolouro trouxe vários projetos voltados para pessoas com deficiência, questões ecológicas, segurança e prevenção de incêndios, recursos naturais, entre outros. Com base nos trabalhos desenvolvidos desde a primeira fase, os estudantes podem ter contato com ferramentas e métodos da engenharia de controle e automação, além de envolverem outras áreas como eletrônica, mecânica, programação, inteligência artificial e banco de dados.
“A ideia é que eles comecem a ter contato com essas ferramentas já na primeira fase para aprenderem a resolver um problema, com isso, os(as) alunos(as) podem – de fato – aprender a parte técnica e porque as ferramentas funcionam. O que a gente percebe é que os projetos têm um caráter bastante motivador já na primeira fase. Alguns deles já são sofisticados internamente a ponto de já englobarem elementos de inovação, originalidade e bastante criatividade. O que temos aqui são protótipos com potencial para, porque não, se transformarem em produtos com inovação” – destaca o professor.
Para a edição deste semestre, 12 projetos foram apresentados:
- Silverhand: Órtese inteligente;
- Ratoeira Animal-Friendly: Ratoeira automatizada amigável aos animais;
- Blind Poker: Acessibilidade para deficientes visuais no reconhecimento de expressões faciais em jogos de poker;
- AgroVigilance: Sistema de detecção de pragas em plantações com visão computacional;
- DAI: Drone-terrestre apagador de incêndios;
- Plant Guardian: Vaso de plantas automatizado;
- Sistema M3 de Acesso: Relógio-ponto inteligente;
- Módulo de Emulação Climática: Controle e monitoramento das condições climáticas em terrários;
- Water Analysis: Barco coletor automatizado para análise da qualidade da água;
- Hungry Birds: Casa de pássaros inteligente;
- Bus Tracker: Aplicativo para checagem de lotação em ônibus;
- Edison’s Soluções Industriais: Automação de processos industriais.
A estudante Maria Eduarda Araújo, da equipe “Sistema M3 de Acesso”, destacou que a experiência de participar da Expolouro auxiliou os estudantes a se introduzirem no curso, além de contarem com um espaço multidisciplinar de aprendizado já no primeiro semestre. “Tivemos que pesquisar por fora do banco de dados como fazer soldagem, por exemplo, o que fez com que aprendêssemos com a prática. Vejo que foi algo que realmente agregou para todos nós e estar apresentando aqui é muito legal porque outras pessoas podem ver o que a gente idealizou. Ver essa ideia saindo do papel e indo para um protótipo é muito bacana, principalmente quando estamos olhando para a engenharia”.
“Nosso projeto foi idealizado por mim, Maria Eduarda, e pelos meus colegas Max Hablitzel e Manuela Scandolara. Ele basicamente é um sistema de acesso biométrico, que atua em conjunto com um relógio de ponto. Nosso público-alvo são empresas e o mundo corporativo, justamente pela questão que são eles que compram esses tipos de acesso e sistemas. Juntando os dois, podemos dar uma experiência completa para o usuário e auxiliar áreas como o RH. A forma de funcionamento do protótipo é feita com biometria. A porta se abre a partir do momento em que os dados são coletados e enviados diretamente a uma planilha que ficaria sob o controle de um RH. Então é bem mais fácil fazer a apuração destes dados” – finaliza a estudante.
Confira mais detalhes sobre a XV Expolouro nas redes sociais do curso de Engenharia de Controle e Automação.
Com informações do Notícias da UFSC.
Sorry, the comment form is closed at this time.