Invenção do EMC garante mais segurança e estabilidade para veículos durante curvas

Foi publicada na Revista de Propriedade Intelectual, do Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), a patente “Atuador com rigidez variável para aplicação em suspensões automobilísticas”, em agosto de 2023.

A invenção, do Departamento de Engenharia Mecânica do Centro Tecnológico, da Universidade Federal de Santa Catarina (EMC/CTC/UFSC), se refere a um atuador com rigidez variável (ARV) com aplicação na área de automobilismo. Sua principal finalidade é melhorar o comportamento do sistema de suspensão veicular.

A suspensão veicular é responsável por garantir a estabilidade de veículos durante a realização de frenagens e curvas, permitindo a capacidade de tração mínima necessária para o veículo, proporcionando o conforto de seus ocupantes e a transposição de obstáculos, além de também absorver impactos gerados pela transferência de cargas. Por meio dela, é possível manter o controle longitudinal e lateral do comportamento do veículo e dos esforços gerados pela transferência de carga.

Pensando em apresentar um dispositivo de baixo custo de produção devido a seus componentes mecânicos e apresentar outra modalidade de variação de rigidez que possa ser aplicada em qualquer sistema de suspensão, a invenção busca melhorar o comportamento de veículos de uso diário como: utilitários e de passeio.

Para obter mais informações sobre a invenção, os interessados podem entrar em contato com os pesquisadores pelo e-mail: chefia.emc@contato.ufsc.br. Caso o interesse seja em comercializar a invenção, envie um e-mail para a Sinova em sinova@contato.ufsc.br, com o número de identificação BR 10 2022 001942 8.

No Comments

Sorry, the comment form is closed at this time.