Modelo do EGR auxilia em flexibilidade e estabilização da coluna em cadeira de rodas para animais quadrúpedes

A Revista de Propriedade Intelectual, do Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), publicou, em agosto de 2023, a patente “Configuração aplicada a uma cadeira de rodas para animais quadrúpedes com barras flexíveis para rotação do tórax”.

O modelo, do Departamento de Design e Expressão Gráfica do Centro de Comunicação e Expressão, da Universidade Federal de Santa Catarina (EGR/CCE/UFSC), se refere a uma nova funcionalidade, de flexão, para barras laterais em cadeiras de rodas para cães. Focando naqueles com deficiência motora, o modelo conta com o diferencial de que suas barras laterais para fixação e estabilização da coluna são flexíveis para a esquerda e direita, permitindo assim, a movimentação do tórax do animal.

A cadeira de rodas também possui a possibilidade de adaptação para quatro rodas, sendo que as duas da frente podem ser direcionadas conforme o movimento do tórax, eliminando a necessidade de rodízios giratórios como apresenta o estado da técnica. O modelo é viabilizado por tecnologias de fabricação digital e impressão 3D, que permitem a obtenção de geometrias complexas, a um baixo custo e ainda, não depende exclusivamente desta forma de fabricação.

Com isso, o animal ganha a capacidade de curvar-se durante o uso da cadeira de rodas e ganhando mais liberdade de movimento. Deve-se ressaltar que a invenção não se limita ao uso da fabricação digital, podendo utilizar toda e qualquer tecnologia que permita a criação de barras flexíveis que possibilitam os movimentos.

Para obter mais informações sobre o modelo, os interessados podem entrar em contato com os pesquisadores pelo e-mail: egr@contato.ufsc.br. Caso o interesse seja em comercializar a invenção, envie um e-mail para a Sinova em sinova@contato.ufsc.br, com o número de identificação BR 20 2022 002397 8.

No Comments

Sorry, the comment form is closed at this time.