UFSC e EBSERH firmam contrato de propriedade intelectual de programa de computador focado na execução de medições odontológicas

A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH) firmam contrato de reconhecimento de direitos de propriedade intelectual. O contrato tem como objetivo a regulamentação de titularidade e o reconhecimentos mútuo de direitos e obrigações de comercialização, uso, manutenção e licenciamento do programa de computador “Smart monitoring”, depositado em 4 de setembro de 2023, junto ao Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI), sob o número BR 51 2023 002586 0.

O programa de computador foi desenvolvido para promover a medição da área total de lesões de mucosa oral e/ou pelo utilizando fotografias clínicas. O programa cria uma janela de interface gráfica que disponibiliza ao usuário todos os comandos necessários para a execução das medições.

O programa é uma ferramenta semi automatizada para a determinação da área de lesões intraorais planas, que também pode ser empregada para lesões de pele. Com o programa de computador será possível acompanhar melhor os casos clínicos, dando suporte quantitativo para a tomada de decisões de conduta, verificação de eficácia dos tratamentos, registro de dados e eliminação da subjetividade na avaliação das dimensões dessas lesões.

O “Smart monitoring” foi desenvolvido no Departamento de Odontologia do Centro de Ciências da Saúde, da Universidade Federal de Santa Catarina (CCS/UFSC) e conta com pesquisadores da UFSC e da EBSERH.

No Comments

Sorry, the comment form is closed at this time.